MAZDA KABURA CONCEPT: CONCEBIDO PARA O PRAZER DA CONDUÇÃO
Se você é um entusiasta do automóvel, é muito provável que se lembre do Mazda RX-8, o coupe esportivo que esteve à venda entre 2003 e 2012 com um motor Wankel. Sendo ainda mais provável que você conheça o MX-5, o bem-sucedido roadster do fabricante japonês. Mas, e o Mazda Kabura? Se você não conhece, vamos mostrar um pouco deste concept car.
Assim como o RX-8 e o MX-5, o Kabura foi concebido com o foco no prazer da condução. O protótipo foi apresentado no dia 12 de janeiro de 2006 no Salão de Detroit, onde os coupes esportivos de pequeno tamanho estavam no auge naquele momento.
Por isso, este concept tinha saliências curtas, um capô longo e uma traseira limpa. Os detalhes que chamavam a atenção eram os faróis e lanternas em forma de ‘L’, assim como a parte de vidro na seção central do capô, através da qual brilhava a tampa do cabeçote pintada de vermelho.
Atrás dos pilares B havia uma tampa traseira de vidro dividida em duas partes. A superior, quando se elevava através de um motor elétrico, servia de aerofólio e, ao mesmo tempo, ampliava o espaço interior para os passageiros dos bancos traseiros. Outro aspecto destacado eram as células solares integradas, que ajudavam a reduzir a temperatura interior.
O design do Kabura teve origem no estúdio da Mazda na Califórnia e da caneta de Franz von Holzhausen, que mais tarde se converteria no pai do Tesla Model S.
Além do seu atraente exterior, a Mazda oferecia interessantes soluções para o interior do Kabura. Por exemplo, tinha uma disposição de bancos 3 1, na qual o banco do acompanhante se deslocava 15 centímetros para frente em comparação com o do condutor.
Como resultado, o passageiro que se sentava atrás tinha quase tanto espaço para as pernas como quem viajava na frente. Por outro lado, o banco que havia atrás do condutor só servia para alguma emergência. Ao mesmo tempo, para que a entrada na parte traseira fosse a mais cômoda possível, o Kabura era equipado com uma segunda porta no lado do passageiro.
Quanto às dimensões, o protótipo japonês media 4.05 metros de comprimento, 1.68 de largura e apenas 1.28 de altura. Assim, era ligeiramente mais alto que o MX-5 da época e claramente mais curto (38 centímetros a menos) que o RX-8.
O carro contava com um motor a gasolina de 4 cilindros e 2.0 litros, que desenvolvia 150 cv. Uma transmissão manual de 6 velocidades enviava a potência às rodas traseiras de 20 polegadas com pneus 245/35 R20. Curiosamente, foram instaladas rodas de 19 polegadas no eixo dianteiro. O fabricante não facilitou nenhuma informação sobre o peso do conjunto.
Embora o concept contasse com muitos detalhes interessantes, a imprensa já previa na época que “a produção em série deste belíssimo modelo era difícil de esperar”. Em vez disso, o Kabura serviu à Mazda como antecipação de muitas soluções que mais tarde chegariam à produção em série com outros modelos.