MAZDA MX-5 ND SUPERCHARGED BY BBR: ROADSTER JAPONÊS AGORA COM ATÉ 250 CV
O preparador britânico BBR, especializado no esportivo japonês Mazda MX-5, acaba de apresentar precisamente duas novas etapas de preparação para o modelo, concretamente para o MX-5 ND, fabricado entre os anos de 2015 e 2019.
Em essência, estas duas etapas incluem a instalação de um compressor volumétrico Rotrex para o motor de 2.0 litros a gasolina da Mazda, que logicamente eleva a potência do pequeno conversível japonês de maneira significativa.
“Optar pelo compressor Rotrex permite a instalação mais simples da BBR em relação a sistemas de indução forçada, o que significa que está ao alcance de quase qualquer mecânico autodidata e é fácil para qualquer profissional”, afirmou Neil Mckay, da BBR.
De série, o ND com motor 2.0 oferece uma potência de 160 cv, mas depois de passar pelas mãos dos especialistas da BBR e após a instalação do Rotrex, pode alcançar 225 cv e um torque máximo de 271 Nm, no caso da primeira etapa da preparação. Isso permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5.3 segundos, ou seja, 2 segundos a menos.
A etapa inclui o kit de compressor Rotrex, todos os componentes necessários para sua instalação, um refrigerador de óleo e um intercooler, e também uma ECU melhorada que modifica a gestão eletrônica do motor.
Um escalão acima, a segunda etapa oferece uma potência de até 250 cv, assim como um torque máximo de 293 Nm, conseguindo reduzir o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em dois décimos adicionais, ficando em 5.1 segundos.
Neste caso, o kit conta com todos os elementos do anterior, além de um sistema de escape com coletor 4 a 1 de aço inoxidável e catalisador esportivo (junto com saídas polidas). Como opcional, aqueles clientes que quiserem usar o carro em circuito poderão instalar também um intercooler da Forge Motorsport, que elevará a potência até os 254 cv.
Além dos dois pacotes citados, o especialista anunciou também que já está trabalhando em uma preparação para o mais moderno MX-5 com motor de 2.0 litros, que de série chega aos 184 cv.