MAZDA MX-6: O COUPE DA MARCA JAPONESA PODERÁ RESSUSCITAR

Em 1987 chegou al mercado um modelo muito especial, o Mazda MX-6. Esse coupe do segmento D era a réplica esportiva do sedan 626, o antecessor do atual Mazda6. Só esteve à venda durante 10 anos e nesse período houve espaço para comercializar duas gerações. A primeira era baseada na plataforma GD (1987 a 1992) e a segunda sobre a base GE (1993 a 1997).
Sua difusão foi limitada, mas certamente muitos conheceram o seu irmão, o Ford Probe. No entanto, tanto o MX-6 como o Probe desapareceram do mercado deixando seu espaço vazio. A marca americana não voltou a ter um produto parecido, conformando-se com o Mustang. No entanto, esta não parece ser a ideia da Mazda, que voltou a registrar essa denominação comercial.
Para isso, esteve no Escritório de Patentes do Japão e solicitou registrar novamente o nome MX-6. A denominação comercial foi registrada no último dia 16 de outubro, de modo que devem estar trabalhando em completo segredo. Além disso, segundo a descrição será utilizado em automóveis, partes e acessórios dos mesmos. Até aqui, é toda a informação oficial que existe, pois a Mazda não informou quais são os seus planos.
Levando em conta essa informação, é possível especular com três possíveis opções: que esteja protegendo seus interesses e denominações comerciais diante de possíveis movimentos de seus rivais diretos, que esteja planejando entrar no segmento Premium e preparando um rival à altura ou que o protótipo RX Vision deverá chegar à produção e o MX-6 será o primeiro veículo elétrico da marca.
Todas as opções abordadas são válidas, pois a Mazda quer e precisa incrementar suas vendas. Será preciso ver qual o caminho o fabricante tomará, mas tendo em conta que a próxima geração do Mazda3 é tão fiel ao concept, com o futuro MX-6 acontecerá o mesmo. Se essas possibilidades se tornarem realidade, 2020 é o ano que chegará o primeiro modelo elétrico da Mazda. Portanto, por enquanto é só especulação, mas vamos aguardar.