MAZDA REGISTRA PATENTE NOS ESTADOS UNIDOS DE UM MOTOR ROTATIVO PARA UM CARRO ELÉTRICO
Os motores rotativos Wankel da Mazda poderão estar voltando, embora não como muitos possam imaginar, já que a marca japonesa acaba de apresentar em um escritório de patentes dos Estados Unidos um motor rotativo, mas que será utilizado como gerador para modelos elétricos de autonomia estendida.
O último dos motores rotativos montado em um carro de produção da marca japonesa foi o utilizado no Mazda RX-8 (na imagem) que encerrou sua produção no ano de 2012. De acordo com os documentos apresentados no escritório de patentes americano, o motor rotativo será de baixa cilindrada e estará situado debaixo do porta-malas e somente será utilizado para gerar energia e armazená-la em baterias, unicamente quando as baterias do carro elétrico se esgotarem.
Além disso a Mazda apresentou uma segunda patente, que contempla um sistema de partida e parada do motor para esse novo motor rotativo, uma tecnologia que até agora não havia sido utilizada em um motor com essas características.
Essas novas tecnologias serão utilizadas em um novo carro elétrico de dimensões reduzidas, que poderá competir com os Renault Zoe e Nissan Leaf e que chegará ao mercado até 2019. A partir do ano 2021, a linha de veículos elétricos da Mazda será expandida com a chegada de novos modelos.