MAZDA RX-10 VISION LONGTAIL: IMAGINANDO O HYPERCAR AO ESTILO JAPONÊS

O confinamento está deixando voar a criatividade de muitos designers, alguns com mais humor que talento e outros verdadeiros profissionais que nos fazem imaginar de verdade modelos que algum dia desejaríamos ver materializados nas ruas ou na pista.
É o caso da criação de Maximilian Schneider, um designer de exteriores da Mitsubishi Motors, mas que, no entanto, em sua conta do Instagram mostra muitas criações de outras marcas. E a última é este espetacular Mazda hypercar com o nome de RX-10 Vision Longtail, que além do seu chamativo desenho, esconde um interessante enfoque que algum dia gostaríamos de ver materializado.
É que além de dar-lhe forma, Schneider fala de tudo aquilo que não se vê, mas que também dá forma ao carro. Segundo relata na descrição das imagens publicadas em sua própria conta do Instagram, se trata de um carro de hidrogênio acompanhado de um motor rotativo de 2.3 litros turbo alimentado, apto para a rua, mas concebido para ser homologado na categoria Hypercar de Le Mans. Uma combinação perfeita para manter e presumir novamente de seus famosos motores Wankel na competição.
Na verdade, o motor térmico com três rotores é capaz de oferecer 780 cv de potência que unidos aos dois motores elétricos no eixo dianteiro com 250 cv extras dão como resultado um total de 1.030 cv de potência. Tudo isso se une a um carro com um peso de 1.450 kg, que graças a esta grande quantidade de potência e ao seu design, especialmente uma traseira que evoca os míticos longtail idealizados para a longa reta de Les Hunaudières em Le Mans, é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 427 km/h.
Mas além de toda esta engenharia e tecnologia, surge um belo traje que leva a famosa filosofia Kodo da Mazda a um carro de motor central. Revelando um aspecto largo e moderno, com gigantescos arcos de roda, mas mantendo as linhas mestras dos modelos mais recentes da marca de Hiroshima, é certamente um dos designs de hypercar mais elegantes já vistos.
Mas olhando o carro de perfil também se aprecia sua estrutura concebida para competição, com um cockpit muito à frente deixando espaço para o motor central e para uma longa e limpa parte traseira projetada para acariciar o ar em alta velocidade. Seria interessante se a Mazda se atrevesse com algo parecido, o que serviria também para correr em Le Mans.