MAZDA TERÁ PELO MENOS 5 CARROS HÍBRIDOS, 5 HÍBRIDOS PLUG-IN E 3 TOTALMENTE ELÉTRICOS PARA 2025

A Mazda é um claro exemplo de como uma marca não necessariamente precisa pertencer a um grupo automobilístico gigantesco para ter êxito. Eles estão há anos avançando e agora estão seguros de anunciar qual será o roteiro para o seu futuro no curto e longo prazos. Começarão com uma ampliação na faixa de eletrificação, tanto com modelos híbridos plug-in como os que já são vendidos em alguns outros mercados, como 5 carros híbridos, 5 híbridos plug-in e outros 3 totalmente elétricos que deverão ser apresentados entre 2022 e 2025.
Estes planos de eletrificação têm como enfoque uma evolução que em 2030 lhe permita contar com um quarto de toda sua linha formada por veículos totalmente elétricos e que culmine com uma neutralidade de emissões de carbono em todo aspecto para 2050, também tendo transformado todos os seus veículos novos em elétricos.
Este novo caminho terá como ênfase mercados específicos, ou seja: Japão, Europa, Estados Unidos, China e o sudeste asiático. Com mercados menos prioritários recebendo estas mudanças de uma forma ainda mais gradual e de acordo com as necessidades de mobilidade de cada um.
Cabe destacar que em 2025 a Mazda dará um grande passo ao apresentar um modelo elétrico completamente novo que também portará uma plataforma dedicada totalmente a carros elétricos e que dará vida uma nova série de produtos com enfoques e carrocerias diferentes. Levará o nome de Skyactiv EV Scalable Architecture. Embora este primeiro modelo com esta plataforma ganhe vida em 2025, o resto da linha terminará de ser apresentada até o final desta década. O que significa que os elétricos que chegarem antes disso, farão o mesmo que o MX-30 e se adaptarão a uma plataforma já existente que pode ser compartilhada com opções a combustão.
Também foi reconfirmado o regresso do motor rotativo, embora não como uma fonte de poder principal, mas como um extensor de autonomia para modelos híbrido plug-in, como é o caso do MX-30, que na verdade será o encarregado de estreá-lo. Da mesma forma, em 2022 serão apresentados os novos modelos que utilizarão a plataforma que está sendo desenvolvida há anos e que lhes permitirá usar motores de 6 cilindros em linha, além de tração traseira.
Finalmente falaram do desenvolvimento do Mazda Co-Pilot Concept, um sistema de condução autônoma avançado desenvolvido pela própria empresa e que planejam estrear justamente nos modelos com nova plataforma a partir de 2022. Este sistema aumenta a capacidade de monitorar em tempo integral a condição do condutor, para que no caso de que por fadiga ou alguma condição médica não possa seguir conduzindo de forma segura, o carro por sua conta tomará controle da condução e buscará um lugar seguro para parar, enquanto isso chamará por sua conta os serviços de emergência para atender a pessoa afetada.