MAZDA VISION STUDY CONCEPT: ANTECIPANDO UM ELEGANTE COUPE ESPORTIVO

Aproveitando uma atualização do seu plano estratégico e dando uma olhada no futuro eletrificado do seu catálogo, a Mazda divulgou um vídeo onde aparece brevemente um interessante protótipo coupe, do qual ainda não foi divulgada nenhuma informação.
O chamado Mazda Vision Study Concept é um misterioso coupe esportivo de elegante aspecto que pode ser um adiantamento da próxima geração do esportivo da casa, o Mazda MX-5, já que no vídeo é precedido por vários MX-5 de todas as gerações.
Por enquanto pouco se sabe se realmente este protótipo pretende antecipar o futuro do venerado MX-5, e talvez pensar nessa possibilidade seja um pouco otimista, sobretudo tendo em conta que o protótipo Vision Coupe Concept de 2017 nunca se materializou.
Essencialmente, o concept é um coupe de teto rígido, algo que acaba não agradando os mais puristas. Aliás, uma versão deste tipo não está disponível na linha MX-5 desde o NB, quando foi lançada no Japão uma versão coupe do Miata limitada a somente 179 exemplares.
A lógica diz que as curiosas portas do tipo asas de borboleta deste protótipo não chegarão a um modelo de produção, mas dada a escassez de detalhes fornecidos pela marca japonesa, por enquanto é tudo mera especulação.
Pelas proporções, devido à sua curta saliência traseira e o longo capô, poderíamos estar diante de um coupe com motor dianteiro e tração traseira, com um motor na posição longitudinal. Além disso, o concept é suficientemente compacto para ser um MX-5, em vez de algo mais sofisticado para reviver o RX.
O fabricante japonês assegurou que tem a intenção de manter a fórmula de motor a combustão interna e tração traseira para a próxima geração do MX-5, embora se espere algum tipo de eletrificação para que o modelo atenda às cada vez mais restritas normas de emissões.
Por último, cabe lembrar que a Mazda confirmou recentemente o retorno do motor rotativo ou Wankel em 2023, mas como já sabíamos, será utilizado como gerador e extensor de autonomia em uma aplicação elétrica, ou seja, no Mazda MX-30.