MAZDA VOLTA A FABRICAR PEÇAS ORIGINAIS DO MX-5 DE PRIMEIRA GERAÇÃO

Nem todas as marcas podem se orgulhar de ter em suas fileiras um esportivo que seja capaz de conseguir um recorde mundial do Guinness, e não por seu aspecto ou desempenho, mas por ser o mais vendido de sua categoria até hoje. Isso foi o que conseguiu a Mazda com o MX-5, um dos modelos de dois lugares mais populares do planeta e cujos proprietários agora terão sorte, especialmente aqueles que contam em sua garagem com uma unidade da primeira geração.
Isso porque a marca japonesa quis premiar a todos aqueles que contribuíram com o sucesso conseguido por seu esportivo ao longo dos últimos 30 anos e por isso decidiu estender fora das fronteiras japonesas o seu programa de restauração. Trata-se de uma ideia lançada há algum tempo pela marca, que passa por voltar a fabricar uma série de peças da primeira geração (NA) utilizando materiais e métodos de fabricação atuais, mas conservando o aspecto original.
No total, serão 1.100 as peças novas que estarão à disposição de todo aquele que necessite reparar ou restaurar seu MX-5. Graças às opiniões de várias oficinas especializadas, fornecedores e empresas especializadas em restaurações do esportivo japonês, a marca realizou esta seleção de componentes, os quais em princípio chegariam apenas ao Japão e aos Estados Unidos, mas agora tudo mudou, e chegarão também à Europa. Além disso, a Mazda contatou a Enkei para que reproduza o desenho das rodas originais, que serão mais leves e resistentes graças à tecnologia de fabricação atual.
Com relação à chegada destes componentes à Europa, a própria marca destacou em um comunicado que serão 117 as peças disponíveis, “o que facilitará qualquer projeto de restauração de um MX-5”. Entre elas se encontram a capota flexível de lona, as rodas, as polias das janelas laterais e os pistões das pinças de freio. “Não há outro Mazda como o MX-5. Este esportivo continua oferecendo exatamente o que nossa marca torna realidade a cada dia: o prazer de dirigir. Por isso estamos encantados em oferecer a nossos clientes de toda a Europa esse catálogo ampliado de peças para restauração”, comenta o presidente da Mazda na Europa, Yasuhiro Aoyama.
Por sua parte, o presidente e diretor executivo da Mazda USA, Masahiro Moro, comentou o seguinte: “Há um sentimento puro de alegria quando se trata de conduzir um MX-5, de qualquer geração. Nossa filosofia única Jinba-Ittai teve como resultado uma dinâmica de condução atrativa e estimulante que se manteve constante ao longo dos anos, ajudando para que o MX-5 seja um veículo importante para a marca e nossos fãs. Ao ajudar a prolongar a vida útil dos modelos MX-5 Miata NA, a Mazda se compromete a apoiar a cultura do roadster e espera ver estes veículos históricos na estrada e na pista nos próximos anos”.
A expansão do programa de restauração da Mazda fora do Japão foi anunciado no ano passado de 2019, um ano muito importante para a marca, pois serviu para que o icônico esportivo japonês cumprisse 30 anos e apresentasse no Salão de Chicago sua versão 30th Anniversary. Além disso, no ano passado aconteceu um encontro muito importante no circuito de Laguna Seca, que reuniu centenas de aficionados do MX-5.