MERCADO EUROPEU DE AUTOMÓVEIS CRESCE 6,4% EM SETEMBRO
O registro de novos veículos na Europa subiu a 1,27 milhões de unidades durante o último mês, o que a ACEA - European Automobile Manufacturer’s Association, indica representar um crescimento de 6,4% no mercado comparativamente ao mesmo período do ano passado. A variação positiva registrada em setembro é a segunda maior do ano, ajudando o total de vendas a situar-se 6,1% acima dos dados de 2013, obtidos através da comercialização de 9,91 milhões de veículos nos nove meses completados de 2014.
Com o mercado registrando 13 meses de crescimento ininterrupto, analistas informam que em setembro os valores foram influenciados positivamente pela redução de preços efetuada por diversos fabricantes de forma a obter melhores resultados no final do penúltimo trimestre de 2014 (julho-setembro), e também por um aumento da procura nas principais economias da Europa, Alemanha, França e Reino Unido. Os mesmos analistas dizem ainda que a fragilidade da recuperação econômica europeia é um fator que poderá colocar em risco o aumento que já dura mais de um ano.
Impulsionada pelo aumento de 15% na Seat e de 7,5% na Volkswagen, o grupo econômico alemão continua dominando o mercado europeu, com uma participação de mercado que sobe a 23,5%, representando 2,4 milhões dos automóveis comercializados em 2014. Os dois principais fabricantes franceses, a PSA (Peugeot-Citroën) e a Renault (incluindo a Dacia, que aumentou as vendas em 20%), seguem-se no mercado, com participações de 10,3% e 8,4% respectivamente.