MERCEDES-AMG SL 63 S E PERFORMANCE: EXTREMO E COM 816 CV
Simplesmente é o Mercedes-AMG SL mais potente de todos os tempos e se chama Mercedes-AMG SL 63 S E Performance. Este conversível híbrido plug-in reescreve a história da marca alemã com um propulsor capaz de gerar 816 cv e nada menos que 1.420 Nm.
São números bestiais que convertem este SL em um autêntico foguete de luxo, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 317 km/h. Mas, como todo AMG que se preze, a potência bruta é apenas um dos aspectos que tornam este veículo especial.
O powertrain do SL é composto por um motor 4.0 V8 biturbo e um propulsor elétrico de 204 cv na parte traseira, que vão acoplados a uma transmissão de 2 velocidades e a um diferencial de deslizamento limitado. Também na parte traseira há uma pequena bateria de 6.1 kWh, que pode ser recarregada até 3.7 kW em corrente alternada e permite rodar cerca de 13 km com zero emissões.
Sem esquecer a tração total 4MATIC , que gerencia a entrega de potência das rodas dianteiras a traseiras de forma variável em função de diversos parâmetros, entre eles o modo de condução selecionado.
Nesse sentido, existem até oito programas (rebatizados como AMG Dynamic Select): Electric, Battery Hold, Comfort, Smoothness, Sport, Sport , Race e Individual. Cada um deles atua diretamente sobre a resposta da transmissão, da direção, dos amortecedores, do acelerador e do som do escape. Podem ser ativados diretamente a partir do sistema de infotainment ou através do comando situado no volante.
Seguindo com a personalização da atualização, podem ser ajustados quatro níveis de recuperação de energia. O mais agressivo permite recuperar até 100 kW durante a frenagem e é, de fato, uma condução de um único pedal.
Além de um powertrain monstruoso, o SL 63 é reconhecido por um pacote estético específico. A carroceria está repleta de detalhes em vermelho e inclui a inscrição ‘E Performance’ nos arcos de roda, enquanto as rodas de liga leve são de 20 polegadas (21 como opcional) e apresentam um desenho específico. Há também um difusor exclusivo e um par de tubos de escape duplos de formato trapezoidal.
No interior, o conversível mantém sua configuração 2 2, com bancos esportivos AMG de ajuste elétrico que podem ser combinados com o pacote Energizing Plus, que combina funções de massagem e uma relaxante iluminação ambiental em viagens longas. Assim como a gama de cores exteriores, o estofamento e as cores interiores também podem ser personalizados amplamente com o programa Manufaktur da Mercedes-AMG.
O sistema de infotainment MBUX conta com uma série de gráficos específicos para esta versão e para gerenciar a tecnologia híbrida plug-in, com a possibilidade de ver os fluxos de energia do motor a combustão e do motor elétrico em tempo real.
Completam o equipamento do novo SL, os amortecedores adaptativos AMG Active Ride Control com controle de balanço semi-ativo. Na prática, um sistema controlado por válvulas e barras estabilizadoras faz com que o carro seja mais estável nas curvas, mesmo em altas velocidades. E não falta a direção nas rodas traseiras, que melhora a agilidade em curvas e manobras. Por último, está o sistema de frenagem, que conta com discos de até 420 mm no eixo dianteiro.