MERCEDES-BENZ EQA 2024: AUTONOMIA MÁXIMA DE 560 KM
A Mercedes-Benz renovou seu SUV elétrico compacto, o EQA, dotando-o de melhorias de estilo, equipamento e eficiência similares às do EQB de maior tamanho. Começando pelo aspecto, o Mercedes-Benz EQA 2024 ganha uma aparência mais aerodinâmica graças a uma nova grade com o característico padrão de estrela da casa, uma tira de luz que une os faróis e um para-choque otimizado para uma maior eficiência aerodinâmica.
Na parte traseira, as lanternas também foram renovadas, com uma nova assinatura luminosa tridimensional. Estas mudanças aproximam esteticamente o EQA aos veículos elétricos de maior tamanho da família EQ, especialmente o EQE SUV e o EQS SUV.
No interior, o renovado SUV adota melhorias similares às do EQB, incluindo um novo volante de três raios, molduras atualizadas no painel e as portas que incorporam logotipos iluminados e uma tela de infotainment maior.
O crossover inclui de série dois monitores de 10 polegadas e o sistema multimídia MBUX de última geração. As telas podem ser personalizadas com três estilos denominados Subtle, Sporty e Classic, e agora apresentam menus e gráficos mais limpos. Além disso, o fabricante alemão afirma que o sistema de reconhecimento de voz é mais receptivo a diferentes tipos de diálogo.
Porém a mudança que mais chamará a atenção dos clientes é o aumento da autonomia. Graças à otimização aerodinâmica, os pneus de baixa resistência à rodagem e uma nova função que desconecta sistemas que podem não ser necessários, como a tela e o ar-condicionado, o EQA 250 alcança uma autonomia máxima de 560 quilômetros no ciclo WLTP.
O renovado EQA também é mais cômodo de carregar, já que agora incorpora a função Plug & Charge, que permite que o processo de carga se inicie automaticamente uma vez plugado o cabo de conexão. Esta função permite que o veículo e a estação de carga se comuniquem diretamente através do citado cabo, de modo que não é necessário que os clientes se identifiquem.
O EQA segue oferecendo duas opções de bateria, uma de 66.5 kWh nas versões 250, 300 4MATIC e 350 4MATIC, e outra de 70.5 kWh no 250 . Ambas oferecem uma potência máxima de carga rápida em corrente contínua de 100 kW.
Os EQA 250 e 250 de tração dianteira e um único motor contam com um motor de 190 cv, enquanto os dois propulsores do EQA 300 4MATIC e 350 4MATIC de tração total produzem uma potência combinada de 228 e 292 cv, respectivamente.
A Mercedes-Benz também atualizou os sistemas de assistência à condução do EQA 2024, graças a uma tecnologia de sensores melhorada e a novas câmeras. Os clientes que selecionem o pacote opcional de ajudas eletrônicas obtiveram funções melhoradas como o assistente ativo de manutenção de faixa, mais refinado.
A marca alemã ainda não anunciou o preço do renovado EQA, mas comunicou que os clientes poderão fazer seus pedidos a partir deste outono europeu e as entregas começarão no início de 2024.