ESTE MERCEDES-BENZ 560 SEC AMG 6.0 WIDEBODY FOI VENDIDO POR 720.000 DÓLARES EM MIAMI
Quem é entusiasta da marca da estrela, possivelmente se lembre do Mercedes-Benz 560 SEC AMG 6.0 Widebody, um modelo muito especial com carroceria larga que é bastante exclusivo hoje em dia e do qual a RM Sotheby’s acaba de leiloar um exemplar em Miami.
Dada a raridade do veículo e também sua baixa quilometragem, com apenas 24.000 quilômetros no hodômetro, o carro alcançou o exorbitante preço em leilão de nada menos que 720.000 dólares, embora o fato seja que em 1987 o carro já era bastante caro, com um custo de 300.000 marcos alemães, o equivalente a cerca de 170.000 dólares.
O 560 SEC em questão exibe a típica combinação de um tom preto azulado metalizado para a carroceria e couro antracite para o interior, com molduras decorativas de madeira nas portas, painel e console. Foi fabricado para o mercado alemão e entregue novo na própria sede da AMG em Affalterbach, onde posteriormente foi modificado.
O interior, além de couro antracite e madeira, conta com bancos Recaro CSE com reforços laterais mais generosos e diversas opções de ajuste, assim como com um volante AMG M38 de quatro raios MoMo forrado em couro.
Enquanto que muitos Mercedes-Benz modificados pela AMG só equipavam algumas ‘bugigangas’ que a marca de Affalterbach oferecia na época, este 560 SEC 6.0 Widebody incorporava todas as cobiçadas e custosas melhorias da empresa, tornando-o realmente excepcional.
O trabalho da AMG neste carro consistiu em elevar um V8 M117 de série de 5.5 até 6.0 litros de cilindrada, equipando-o com comandos de válvulas de alto desempenho e cabeçote de 16 válvulas, além de terem sido realizadas melhorias na admissão e escape, conseguindo 385 cv de potência e o dobro de torque máximo que o propulsor de fábrica.
No 560 SEC 6.0 Widebody toda a potência era enviada ao eixo traseiro através de uma transmissão também reforçada. Entre outras modificações destacam-se os freios AMG com pinças dianteiras de quatro pistões, amortecedores ‘AMG by Bilstein’, molas combinando e rodas Aero III de 17 polegadas que agora calçam pneus Bridgestone Potenza.
Fundada em 1967 por dois antigos engenheiros da Mercedes-Benz, a AMG nasceu como um fabricante e preparador de motores independente, e se tornou rapidamente famoso por instalar motores de grande cilindrada em chassis pequenos.
Ao combinar a qualidade dos produtos da marca da estrela com um desempenho muito maior e uma estética mais agressiva, em apenas duas décadas a empresa tornou-se muito conhecida.
Naquela época, a AMG começou a desenvolver motores de competição em colaboração com a Mercedes-Benz e assim começou o lento caminho até a integração da AMG sob o guarda-chuva do gigante alemão.