MERCEDES-BENZ EQT: CHEGA A NOVA VAN ELÉTRICA DA MARCA DA ESTRELA, MAIS POLIVALENTE E COM 300 KM DE AUTONOMIA

Acaba de ser apresentado o novo Mercedes-Benz EQT, a primeira furgoneta elétrica da linha de veículos comerciais da marca alemã, adiantada há alguns meses com a opção mais especial do selo Marco Polo. O fabricante alemão revelou um polivalente veículo comercial que oferece um amplo espaço interior para cinco passageiros e um grande volume de carga na área do porta-malas, que chegará muito em breve aos concessionários.
Baseado no Renault Kangoo E-Tech Electric, distingue-se esteticamente do Mercedes-Benz T Class apenas por detalhes especiais, como as novas lâminas horizontais e mais largas que cobrem o espaço da grade do radiador, e que foram terminadas em preto brilhante. Esta é a grande diferença se comparado com os elétricos da empresa alemã que apresentam um painel especial cobrindo o espaço destinado à grade. Nenhum traço específico a mais, além dos emblemas correspondentes com a denominação comercial da versão na parte traseira.
Por dentro, o novo Mercedes-Benz EQT também compartilha o design do painel com o do Mercedes-Benz T Class, embora o quadro de instrumentos apresente um desenho analógico com duas esferas nos extremos e uma tela digital a cores no centro. O console central também conta com outra tela digital de menor tamanho, o módulo do climatizador automático não conta mais com telas a não ser para mostrar a temperatura, e o câmbio automático se apresenta em uma posição mais elevada e mais ergonômica para o condutor.
Destaca-se apenas o volante multifuncional que está sendo implementado em todos os novos modelos da Mercedes-Benz, a única grande novidade do interior, junto com as entradas ‘USB-C’ de carga na parte dianteira e traseira, e a possibilidade de dispor de conexão através de cabo ao Apple CarPlay e Android Auto. A marca da estrela oferecerá duas versões de carroceria deste novo EQT, embora em princípio será colocado à venda com uma opção de cinco lugares e de comprimento padrão.
A versão de sete lugares e distância entre os eixos alongada chegará mais tarde. O EQT oferece uma ampla habitabilidade no interior, podendo ser acessado através de portas dianteiras que se abrem até um ângulo de 90º. As portas traseiras são deslizantes e oferecem um acesso de até 610 milímetros de largura e a tampa traseira dispõe de uma soleira de carga de 560 milímetros a partir do solo, com um volume de bagagem que oscila entre 551 e 1.979 litros. A sua capacidade de reboque é de até 1.500 quilos.
O novo Mercedes-Benz EQT conta com um powertrain muito compacto, com um motor elétrico sobre o eixo dianteiro que proporciona uma potência máxima de 90 kW - equivalente a 122 cv - e com um desempenho bem generoso, além de também poder alojar sobre o teto uma carga de até 80 quilos.
O Mercedes-Benz EQT está equipado com uma bateria de íons de lítio colocada entre os eixos que dispõe de uma capacidade líquida utilizável de 45 kWh, com a qual oferece uma autonomia máxima com uma só carga de 282 quilômetros. Uma cifra muito baixa que é compensada com um carregador de bordo de série com uma potência de 22 kW em corrente alternada e até 80 kW em corrente contínua, necessitando de 38 minutos para recuperar 80% da energia.
A Mercedes-Benz anunciou o lançamento do novo EQT para o próximo mês de junho. Em relação aos preços, o modelo será comercializado na Alemanha a partir dos 49.000 euros.