MERCEDES-BENZ EQT: FÓRMULA ELÉTRICA PARA FAMÍLIAS E VIAJANTES

Nos últimos tempos a Mercedes-Benz ampliou consideravelmente sua família EQ com modelos como o sofisticado Mercedes-Benz EQS ou o amplo e versátil EQB, para dar alguns exemplos. Mas fez isso também dentro da divisão Mercedes-Benz Vans, ou seja, a encarregada dos veículos comerciais onde já existem alguns modelos totalmente eletrificados como o EQV.
É nesta divisão onde a Mercedes-Benz está preparando a verdadeira revolução, especialmente nesse segmento de vans menores que está sendo cada vez mais importante com a popularização das entregas de última milha. Nesse segmento, que atualmente é representado pelo novo Mercedes-Benz Citan e sua versão elétrica eCitan, agora chega também o seu irmão mais premium e focado nos passageiros, o Mercedes-Benz T Class, que já tem oficialmente sua versão elétrica com o nome de Mercedes-Benz EQT, uma compacta e moderna van-monovolume 100% livre de emissões.
A Mercedes-Benz adiantou há algum tempo esta proposta com a intenção de trasladar a fórmula já vista no monovolume V Class para um formato mais compacto. Apesar de tudo, a Mercedes-Benz pretende oferecer um nível de qualidade superior ao que se viu até agora neste segmento, com um espaçoso, versátil e confortável interior, e que como em outros exemplos desta família, no final não se diferenciou tanto de seu irmão a combustão, com um perfil e visual similares, embora agora com uma grade fechada na cor preto brilhante que se une aos faróis.
No entanto, o que torna este modelo especial está no interior, onde encontramos um posto de condução sóbrio, mas muito funcional e ideal para seu uso por parte de famílias ou profissionais, com uma capacidade para 5 lugares acessíveis na fila traseira através de uma porta corrediça - haverá também uma versão de 7 lugares de chassi longo que chegará somente em 2023 - e um porta-malas de 551 litros, ampliáveis para 1.979 litros.
Claro que não faltará o que há de mais moderno em termos de tecnologia, conectividade e segurança na linha Mercedes-Benz, com uma tela de 7.0 polegadas no centro do painel com o sistema MBUX.
A nível mecânico este Mercedes-Benz EQT conta com o mesmo DNA do novo Renault Kangoo E-Tech Electric, com um motor elétrico no eixo dianteiro que oferece uma potência máxima de 122 cv e 245 Nm de torque máximo, alimentados por uma bateria de íons de lítio com 45 kWh de capacidade, oferecendo como resultado uma autonomia máxima de 292 km WLTP, mas com o carregador que inclui, é capaz de oferecer uma potência de carga de 80 kW, podendo passar de 10 a 80% em apenas 30 minutos.
Este novo Mercedes-Benz EQT começará sua comercialização nos primeiros meses de 2023, quando poderão ser realizados os primeiros pedidos, enquanto que mais tarde chegará a versão de 7 lugares. Além disso, a Mercedes-Benz adiantou também uma versão com módulo Marco Polo para convertê-la em uma completa e luxuosa camper, além de mostrar o Concept EQT Marco Polo, com tudo o que é necessário para criar a melhor das micro camper.
Mercedes-Benz Concept EQT Marco Polo: Minivan em formato EV
Nos tempos em que vivemos, todas as marcas começaram a se eletrificar, a um ritmo ou outro a maior parte de sua linha, e isso não inclui somente carros de passeio, mas também os veículos comerciais, inclusive as chamadas campers. A Mercedes-Benz já está aquecendo o caminho para a estreia do seu Mercedes-Benz Concept EQT Marco Polo, uma micro camper baseada no novo monovolume compacto elétrico da marca da estrela, já que o Mercedes-Benz EQT chegou acompanhado desta versão camper ainda com o selo de ‘Concept’, embora a marca já adiante que se trata de um modelo muito próximo à sua versão de produção.
Antecipado há algumas semanas ao lado de um Mercedes-Benz Marco Polo atual - a de tamanho completo - finalmente podemos comprovar que, assim como a EQT padrão, não há grandes surpresas na parte estética, sendo um Mercedes-Benz T Class com uma grade mais fechada e moderna, e um powertrain elétrico com os declarados 122 cv e 245 Nm acompanhados de uma bateria de íons de lítio de 45 kWh. No entanto, o verdadeiramente interessante são todos esses agregados que chegam com a nova etiqueta ‘Marco Polo’: uma barraca desmontável sobre seu teto, um toldo retrátil, e um interior totalmente acondicionado para ser uma casa móvel em formato reduzido.
Para isso este EQT Marco Polo se apresenta com a carroceria de chassi longo - a que chegará mais adiante em 2023 - o que permite incluir em seu interior uma estrutura que admite outra cama de 2 x 1.15 metros, uma pia e uma geladeira com compressor de 16 litros, acompanhados de um dos dois bancos desta zona traseira, tudo isso junto com uma iluminação e materiais que outorgam ao interior desta camper um ambiente muito acolhedor e mais premium que aquele que pode ser encontrado em outras campers desta categoria.
É claro que na zona do porta-malas agora encontramos um módulo cheio de gavetas para guardar todo tipo de acessórios e ferramentas, além de esconder uma cozinha com tanque de água de 12 litros, uma placa de indução e outra de gás, enquanto que à sua direita há uma mesa dobrável e ajustável eletricamente em altura. Outros detalhes muito avançados e interessantes são o painel solar presente em seu teto, perfeito para alimentar alguns dos acessórios do interior e um sistema de escurecimento dos vidros simplesmente pressionando um botão.
Estas e outras interessantes soluções são as que a Mercedes-Benz quer implementar na versão definitiva deste Mercedes-Benz EQT Marco Polo cuja estreia já como modelo de produção ainda se desconhece. De qualquer forma, fica claro que oferecerá em um tamanho mais compacto o interior habitual em uma camper e toda a flexibilidade para um uso diário graças à possibilidade de desmontar seu módulo com apenas algumas poucas alterações. Portanto, será em essência uma versão 100% elétrica do Mercedes-Benz T Class Camper.