MERCEDES-BENZ VISION EQXX: O ELÉTRICO DE 1.000 KM DE AUTONOMIA ESTÁ MUITO PRÓXIMO

A família EQ de veículos elétricos da Mercedes-Benz não para de crescer com novos modelos, como o Mercedes-AMG EQS, e depois de uma boa quantidade de SUVs e sedans parece que essa revolução também chegará aos esportivos de maior desempenho, e a demonstração disso é o novo Mercedes-Benz Vision EQXX, uma espécie de esportivo Gran Turismo que parece ser o futuro modelo de glória da marca e uma demonstração de até aonde pode chegar sua tecnologia. Um automóvel que agora volta a mostrar-se com um novo teaser através do perfil oficial da marca alemã no YouTube.
Antes de mais nada, cabe lembrar que não é a primeira vez que a Mercedes-Benz lança adiantamentos deste tipo, já que há algumas semanas divulgou uma imagem publicada pelo chefe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Markus Schafer, em sua conta do LinkedIn, e que também chegou acompanhada de sua data de apresentação, que, aliás, já está dando a volta na esquina, concretamente chegando com os primeiros dias do ano que vem, no dia 3 de janeiro de 2022 (aqui).
Anunciado inicialmente com um simples perfil em uma apresentação da marca em 2020 (aqui), foi com o anúncio da nova e ambiciosa estratégia da Mercedes-Benz (aqui) - que prevê converter-se em uma marca 100% elétrica no final desta década - onde se pôde ver um pouco mais deste promissor modelo que está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que inclui especialistas da divisão responsável pelo powertrain de alto desempenho da marca utilizado na Fórmula 1, e especialmente de sua parte elétrica, de modo que este Vision EQXX terá um marcado DNA procedente de seus parentes da Fórmula 1 e Fórmula e.
Concretamente, seu powertrain será composto por dois motores elétricos que oferecerão cada um deles 250 kW, o equivalente a 335 cv, e estarão associados a uma transmissão de duas velocidades e um sistema de carga de 800 volts. No entanto, o aspecto de maior destaque deste modelo é que oferecerá uma autonomia nunca antes vista em nenhum automóvel elétrico, com a qual será capaz de viajar de Pequim a Shanghai sem parar para carregar, o que significa que será capaz de rodar mais de 1.000 km (1.207 km para sermos mais exatos) com uma só carga. É que o objetivo dentro da Mercedes-Benz está claro:
“Criamos um grupo de nossos engenheiros para assumir uma tarefa extraordinária: construir o carro elétrico de maior autonomia e eficiência que o mundo jamais tenha visto”, assegura o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz, Markus Schafer. “Este é um projeto sério, que busca criar e desenvolver tecnologias de próxima geração. Temos a intenção de incorporar esse aprendizado na próxima geração de carros de produção em série”.
No entanto, o mais marcante de tudo é que os engenheiros responsáveis pelo projeto assinalam que sua chave para tornar realidade essa autonomia não será contar com um gigantesco pacote de baterias, mas conseguir uma grande eficiência do veículo e seu powertrain graças, entre outras coisas, à combinação de diferentes tecnologias que têm como meta cumprir o objetivo de alcançar um consumo de 1 kWh a cada 100 km. No último teaser se oferece uma visão mais próxima dos desafios encontrados pela Mercedes-Benz para concluir sua missão.
Nisso também terá muito o que dizer sua aerodinâmica carroceria, com um elegante perfil que já aparece nas primeiras antecipações e que agora se mostra com mais detalhes a partir da parte frontal, onde vemos um esportivo musculoso de linhas muito fluidas, com um visual estilizado unido por uma fina linha LED que recorre a frente de lado a lado. A nova imagem oferece uma visão mais detalhada de uma parte frontal, onde como no resto da família EQ, prevalecerá a função e a máxima aerodinâmica, enquanto que no capô há uma grande estrela de três pontas impressa como as que exibiam alguns Mercedes-Benz de corrida clássicos.
Espera-se que a Mercedes-Benz pouco a pouco vá oferecendo mais detalhes de um concept que será revelado totalmente em 2022, assentando as bases de um futuro modelo de produção. Além disso, todas as inovações que surjam desta proposta servirão para melhorar os modelos elétricos que a Mercedes-Benz lançará nas ruas nos próximos anos.