MEYERS MANX 2.0 ELECTRIC: UM ESTUPENDO BUGGY 100% ELÉTRICO

Sabemos que muitas vezes as modas voltam, e neste caso o Meyers Manx ‘dune buggy’ dos anos 60, que tomava como base o chassi recortado do Volkswagen Beetle, regressa como um modelo completamente elétrico, embora agora sem conexão alguma com a marca alemã.
Denominado Meyers Manx 2.0 Electric, trata-se de um interessante veículo de lazer de zero emissões, assinado pela Trousdale Ventures, que adquiriu a empresa original Meyers Manx de seu fundador, Bruce Meyers, no ano de 2020, antes de seu falecimento aos 94 anos.
O design do modelo corre a cargo da mesma pessoa que projetou o original, Freeman Thomas, e, é claro, mantém a essência do buggy dos anos 60. Em princípio estará disponível para reservas a partir da próxima edição do Monterey Car Week, no final deste mês.
Este novo buggy será oferecido com dois pacotes de baterias diferentes, de 20 e 40 kWh de capacidade, o que proporcionará uma autonomia de até 241 quilômetros (150 milhas) no primeiro caso, e de até 483 quilômetros (300 milhas) com a bateria maior.
Estamos falando de um veículo de tração traseira, já que embora conte com dois motores elétricos, ambos vão instalados no eixo traseiro. Com a bateria de maior capacidade, este Meyers Manx 2.0 Electric oferecerá 205 cv de potência e 325 Nm de torque máximo.
Segundo seus criadores, a versão de 40 kWh poderá acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em apenas 4.5 segundos. Além disso, este buggy estará entre os veículos elétricos mais leves do mercado, com um peso entre 680 e 750 quilos, em função da bateria escolhida.
Em ambos os casos, incorporará discos de freio nos dois eixos, um freio de estacionamento elétrico, sistema de recuperação de energia na frenagem, limpador de para-brisa e uma direção de assistência elétrica, entre outras coisas. Além disso, no futuro oferecerá atualizações remotas over-the-air.
O modelo será revelado oficialmente no evento The Quail Motorsports Gathering, durante o citado Monterey Car Week, que será celebrado entre os dias 12 e 21 deste mês de agosto. Além disso, em 2023 serão fabricados 50 exemplares, sendo que em 2024 sua disponibilidade será ampliada.