MG MG4 ELECTRIC XPOWER: ESTA É A VERSÃO DE MAIOR DESEMPENHO DO BEM-SUCEDIDO MODELO BRITÂNICO

Na semana passada foi mostrado na cidade espanhola de Sevilla o novo MG MG4 Electric XPOWER, a versão de maior desempenho do bem-sucedido MG4. Com ele, a marca britânica criou um novo ícone, uma reencarnação moderna do espírito do MGB de 1962. O modelo que democratizou o acesso a um automóvel esportivo e permitiu desfrutar do caráter e do desempenho de um esportivo por um preço razoável.
A verdade é que a MG está a pleno vapor na Europa. Em 2024 serão lançados pelo menos 10 novos modelos, com três novos veículos híbridos. Por enquanto pouco sabemos deles, mas foi confirmado que haverá mais opções esportivas XPOWER. Com a inclusão destes três novos modelos na linha, a MG abrangerá 70% das mecânicas disponíveis no mercado.
O desempenho da marca britânica no Velho Continente vai de vento em popa. Para este ano estão previstos 200.000 veículos entregues na Europa. Tal é a demanda de unidades que a chinesa SAIC, a matriz da empresa, está planejando seriamente investir na Europa para a produção de veículos.
Mas ainda é cedo para falar disso, centremo-nos no modelo que trazemos hoje, o MG4 Electric XPOWER, que se destaca por seu design distintivo, seu ajuste específico e uma potência de nada menos que 435 cv. Na extensa galeria de imagens podemos descobrir algumas de suas novidades mais interessantes.
O MG4 Electric XPOWER é facilmente reconhecível. Seguindo o rastro de antecessores como o MG TF XPOWER, o MG ZR MK2 XPOWER e o MG XPOWER SV, o novo MG4 se distingue por sua exclusiva cor Hunter Green. A ela se somam rodas bitom de 18 polegadas sem defletores aerodinâmicos para uma melhor dissipação da cor das pinças de freio laranjas e os discos sobredimensionados.
Tampouco faltam uma configuração ativa para a grade, as saias laterais revestidas em preto, as inserções em prata no spoiler dianteiro, o novo difusor traseiro e a proteção lateral das portas traseiras. Todas estas melhorias completam u conjunto que destila muita esportividade. E o mesmo ocorre no interior, onde se impõem as superfícies em Alcantara.
A MG destaca que os bancos foram redesenhados para alcançar um equilíbrio ótimo entre suavidade, durabilidade, respirabilidade e ventilação. Incorporam, adicionalmente, funções elétricas e outros elementos de conforto. Por outra parte, o software do sistema de infotainment foi ajustado para adicionar algumas novas funções, como os modos Circuito e Rally.
Neles podemos cronometrar as voltas em circuito na tela central de 10.25 polegadas e comparar a telemetria volta a volta, assim como monitorar dados que analisam o desempenho do veículo, a distribuição da potência, a velocidade/tempo, a força G, o ângulo de direção e o acelerador. A cereja do bolo são os modos de condução habituais: Eco, Normal, Sport e Snow.
O prato principal é o powertrain. O motor dianteiro entrega 204 cv (150 kW) de potência, enquanto o motor traseiro oferece 231 cv (170 kW). Em conjunto, dispõe de uma potência combinada de 435 cv (320 kW) e 600 Nm de torque máximo. Com o Launch Control, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.8 segundos. A velocidade máxima está limitada a 200 km/h.