MG MULAN: CONFIRMADA AUTONOMIA E ESPECIFICAÇÕES DO NOVO RIVAL PARA OS NISSAN LEAF E VOLKSWAGEN ID.3

Há apenas alguns dias mostramos aqui as primeiras imagens e detalhes do esperado carro elétrico da Morris Garages. O novo MG Mulan surgia na exótica e distante China. Um compacto que é destinado a rivalizar, entre outros modelos, com o Volkswagen ID.3 e com o Nissan LEAF. Este elétrico de nova geração também será vendido na Europa. No entanto, no Velho Continente será comercializado com outro nome. MG CyberE e MG4 são algumas das denominações que estão sobre a mesa.
O novo elétrico da MG volta a ser notícia, já que foram confirmadas as suas especificações técnicas. Medidas, autonomia, potência, etc. Todas estas questões que são determinantes foram reveladas e permitem que tenhamos uma ideia ainda mais clara do que será oferecido pelo elétrico de nova geração, que deverá impulsionar o processo de expansão global da icônica Morris Garages.
É o primeiro modelo da MG a utilizar a plataforma Nebula, uma arquitetura específica para carros elétricos. Apresenta uma carroceria tipo Hatchback de cinco portas e suas medidas são as seguintes: 4.287 mm de comprimento, 1.826 mm de largura, 1.516 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.705 mm. O peso vazio se situa nos 1.665 quilos e o raio de giro alcança os 5.300 mm.
A MG confirmou também que o centro de gravidade é muito baixo e que a distribuição do peso é de 50:50. O uso da mencionada plataforma foi determinante para alcançar novos padrões de segurança. Acontece que o objetivo final, especialmente no modelo destinado à Europa, é conseguir a pontuação máxima nos exigentes testes da Euro NCAP.
A bateria do Mulan também conta com tecnologia CTP e oferece proteção adicional ao evitar a fuga térmica. Aliás, estamos diante de um veículo de tração traseira, já que a potência é enviada ao eixo posterior.
A MG estruturou a linha Mulan em dois tamanhos de bateria. Temos por um lado uma opção de 51 kWh, e por outro uma bateria de 64 kWh. O objetivo principal da bateria selecionada não é outro que alimentar um motor de 150 kW (204 cv). Previsivelmente, e pelo que se pôde conhecer de sua apresentação na China, mais adiante serão incorporadas motorizações adicionais e outros tamanhos de bateria.
A marca destacou especialmente o fato de que sua bateria de menor capacidade tem uma espessura de apenas 110 mm. As baterias do Mulan são especialmente compactas, graças à tecnologia LSB. O comprimento do pacote de baterias alcança os 1.690 mm, enquanto que a largura é de somente 1.300 mm. São baterias de NMC e são fabricadas pela Ningde E-CON Power System, uma empresa na qual a SAIC possui 30% das ações.
Em relação à autonomia do Mulan, a marca britânica adianta que haverá versões de 400, 500 e 600 quilômetros. É importante destacar que estamos falando de autonomias com base no ciclo de homologação chinês, são cifras que habitualmente são muito mais elevadas que as conseguidas através do padrão europeu.
Com relação à sua chegada ao mercado, a China será o primeiro mercado onde o novo Mulan estará à venda. Ali seu preço estará abaixo do equivalente a cerca de 150.000 reais. Considerando o número de motorizações possíveis e os níveis de acabamento, a oferta será estruturada em diferentes níveis. O processo de produção em série do novo Mulan já está em andamento. Acontece nas instalações da SAIC em Ningde, Fujian (China).
A apresentação da versão europeia está agendada para o quarto trimestre deste ano. Portanto, desembarcará nos concessionários do Velho Continente como um modelo de 2023.