MILIVIÉ 1: UM VOLKSWAGEN BEETLE RESTOMODO QUE CUSTA 570.000 EUROS

A Volkswagen anda imersa em uma ambiciosa estratégia elétrica e já colocou no mercado quatro modelos a baterias, entre eles, o Volkswagen ID. Buzz, uma reinterpretação moderna da icônica Kombi dos anos 60. Mas, pelo menos por enquanto, não parece que esteja nos planos da marca fazer o mesmo com outro ícone, o Fusca. Mas não importa, porque aqui temos este Milivié 1, um Volkswagen Beetle Restomod com motor a gasolina. Agora, não é nada barato.
Este Fusca é um projeto de Jonathan Engler, um engenheiro especializado em recuperar velhas glórias do passado e adaptá-las ao presente. Nesta ocasião temos um restomod, algo muito na moda ultimamente, que toma como base um Beetle 1303 profundamente modificado. Inclusive, Engler fez um aceno à Porsche e a seus primeiros modelos, inspirando-se nos primeiros esboços de Ferdinand Porsche.
Os traços da Porsche podem ser vistos na grade, lembrando o 718 RSK, o splitter dianteiro do 356 Gmünd, os faróis do RS Spyder, a cauda de pato do 904, as saídas de escape do 935 e as formas do para-choque traseiro, tomadas do 964. No mais, a carroceria conserva as formas arredondadas do Volkswagen Beetle original.
Por dentro, lembra o Fusca original, embora introduza alguns elementos modernos, como o painel de instrumentos digital e a tela digital do centro do painel, ambos de 12.3 polegadas e unidos como se fosse uma única tela. Por outro lado, o volante conserva um design retro, com três raios. O habitáculo tem capacidade para quatro passageiros e bancos tipo bucket. No console central há uma zona de carga por indução, tomada de 220 V e entrada USB.
Embora o habitual seja ver esses modelos restomod com mecânicas elétricas, o Milivié recorre a um motor a gasolina de 4 cilindros refrigerado a ar de 2.28 litros, alimentado por dois carburadores Weber e ignição eletrônica. O motor surge acoplado a uma transmissão automática ZF de 4 velocidades, procedente de um 911 Carrera 2. A transmissão conta com software e hardware desenvolvidos pela Milivié, que permite optar entre três configurações.
O Milivié 1 será um veículo muito especial e exclusivo, tanto que serão produzidas apenas 22 unidades. Por que 22? A cifra faz referência aos aproximadamente 22 milhões de unidades fabricadas do Beetle original em todo o mundo. A primeira chegará em julho de 2023 e a produção continuará até 2025. O preço para cada uma é de 570.000 euros.