MINI ACEMAN 2024 CHEGARÁ COM 400 KM DE AUTONOMIA
A MINI divulgou as principais especificações técnicas do seu novo SUV urbano 100% elétrico, o Aceman 2024, que contará com uma carroceria de cinco portas e se situará abaixo do Countryman em relação ao tamanho.
Como informamos a poucos dias aqui, o Countryman será maior que seu antecessor e será fabricado na Alemanha sobre a mesma plataforma que o novo BMW iX1, deixando um espaço na linha da marca britânica, que será preenchido pelo novo Aceman, cujo concept car de mesmo nome foi apresentado no ano passado.
De acordo com o BMW Blog (fonte que costuma ter informações corretas), o novo modelo ‘a bateria’ não contará com versões eletrificadas a combustão, ao contrário dos outros veículos da MINI. No entanto, em 2030, a marca passará toda sua linha à propulsão elétrica.
O Aceman será fabricado na China pela empresa Spotlight Automotive, uma joint-venture de 50% entre BMW Group e Great Wall Motors. Em princípio haverá duas versões à venda: E e SE.
A opção de acesso utilizará um único motor elétrico montado na parte dianteira que desenvolve 178 cv. Será alimentado por uma bateria de 40 kWh que oferecerá até 300 km de autonomia no ciclo WLTP. Se a opção for o Aceman SE, a potência é incrementada até os 218 cv e o alcance com uma carga tambie´n cresce para 400 km, graças a uma bateria de maior capacidade, com 54 kWh.
O Aceman será inscrito dentro dos SUV urbanos, já que mede 4.07 metros de comprimento. Sua altura não é muito destacada, 1.49 metros, enquanto que a distância entre os eixos de 2.60 metros sim é notável, se levarmos em conta o comprimento.
Portanto, o carro deverá oferecer um interior bastante espaçoso, pelo menos para as pernas, algo habitual em veículos concebidos a partir de uma plataforma específica para carros elétricos.
A apresentação oficial acontecerá em algum momento de 2024, depois dos lançamentos mundiais do MINI Cooper 3 portas elétrico e do Countryman, previstos para setembro deste ano no Salão de Munich.