MINI CABRIO PODE ESTAR COM OS SEUS DIAS CONTADOS

Não é nenhum segredo que alguns segmentos do mercado automobilístico estejam em baixa, seja porque os SUVs os tenham devorado, ou porque suas linhas e design já não são suficientes para atrair novos compradores, o que minou suas vendas. E o MINI Cabrio poderia ser um claro exemplo disso.
Embora a nova geração do pequeno conversível britânico tenha apenas dois anos no mercado, já estão correndo rumores de que poderá não haver uma quarta geração e o pior é que não será a única versão a ser sacrificada, já que o modelo de três portas poderá ter a mesma sorte.
De fato, este rumor não é novo, já que o havíamos escutado há alguns meses. Agora é a Automotive News que volta a colocar o dedo na ferida, citando fontes anônimas dos fornecedores que entregam peças à BMW na fábrica de Born (Holanda). Segundo se sabe, de acordo com os contratos de fornecimento, o último MINI Cabrio sairá das linhas de produção em fevereiro de 2024.
Embora triste, esta notícia é só a continuação de uma longa série de más notícia que lemos nos últimos tempos, basta lembrar que não faz muito tempo, a BMW deu baixa em alguns de seus modelos conversíveis.
Neste caso, o motivo principal desta decisão são as baixas vendas do compacto conversível. No ano passado a MINI produziu 30.426 unidades do modelo conversível, ou seja, 14% a menos que em 2016, quando foi revelada a terceira geração.
O pior é que desde então, as ventas não conseguiram recuperar-se e de fato continuam caindo. A marca britânica acredita que uma das razões deste fenômeno é que os clientes que gostam dos modelos conversíveis estão optando em favor de exemplares mais baratos, como o Mazda MX-5.
Deste lado do Atlântico as coisas não são muito diferentes. No ano passado, nos Estados Unidos, tradicional mercado da marca, foram vendidos 4.031 exemplos do MINI Cabrio, isto é, 25% a menos que em 2018. Agora, em 2020 as coisas não serão melhores, considerando a queda das vendas como consequência da pandemia.
Portanto, se a informação for confirmada, é provável que restem apenas alguns anos a mais de vida ao MINI Cabio.