MINI CELEBRA ESTA SEMANA 15 ANOS DO RELANÇAMENTO DA MARCA
Essa semana completou-se 15 anos que a MINI passou a fazer parte do BMW Group, tornando-se o sucesso que é hoje. Foi no dia 26 de abril de 2001 que saiu da fábrica de Oxford a primeira unidade do então novo MINI Cooper. A partir daquela unidade que surgia com uma carroceria na cor Vermelho Chili com faixas brancas, foram fabricados em Oxford mais de 2,5 milhões de veículos MINI que foram exportados a mais de 110 países.
Após aquele primeiro MINI Cooper se seguiram outros modelos, como os MINI Cabrio, Clubman, Countryman, Paceman, Roadster e Coupe. Desde então, alguns deles tiveram mais de uma geração e outros, como o Roadster e o Coupe, já não são mais fabricados. Atualmente em Oxford trabalham 4.500 empregados, em relação aos 2.400 de 15 anos atrás, que são os responsáveis em produzir mais de 1.000 carros por dia divididos entre os quatro modelos fabricados.
A planta de Oxford é a principal de produção e montagem da MINI, que se complementa com a estamparia em Swindon e a fábrica de motores em Hams Hall. No ano 2000 foi quando se decidiu que os novos MINI seriam fabricados na planta de Oxford, de onde saíram os Morris Mini-Minor. Esta histórica planta, em operação há mais de 100 anos, transformou-se para acomodar a produção dos novos modelos em menos de 13 meses.
Após o início da produção em 2001, o segundo modelo a chegar em 2004 a Oxford foi o MINI Cabrio. Em 2006 chegou a segunda geração do MINI, a qual rapidamente se somou o Clubman em 2007 e posteriormente a segunda geração do MINI Cabrio. Em 2011 chegou o MINI Coupe e já em 2012, o Roadster. Os MINI Countryman e Paceman não são fabricados em Oxford, mas na planta da Magna Steyr em Graz, na Áustria. Atualmente em Oxford são fabricados os MINI, MINI Cabrio, MINI 5 Portas e MINI Clubman.