MINI COOPER SE BY OCTANE FACTORY: SUGERINDO UM JCW ELÉTRICO
Sabemos que a MINI já está trabalhando em uma versão eletrificada do seu John Cooper Works como parte do processo de conversão até 2030. Não é surpresa que ao vermos as imagens que aparecem abaixo possamos imaginar que esse veículo já seja uma realidade, mas não é o caso, já que este exemplar tão chamativo nem sequer é um JCW, embora conte com um powertrain 100% elétrico.
A OctaneFactory é a responsável por este projeto e não podemos negar sua grande semelhança com um John Cooper Works graças ao fato de que este MINI Cooper SE adotou um kit de carroceria muito vistoso para assemelhar-se ao seu irmão a gasolina mais radical. No entanto, não esconde sua natureza elétrica, ao contrário, está orgulhosa dela e a melhor prova encontramos em uma traseira acompanhada por um difusor que respeita o espaço central para o sistema de escape, mas o cobre com dois adesivos amarelos cujo logotipo é idêntico ao utilizado pela própria marca britânica para a versão elétrica do utilitário.
Se dermos uma olhada na parte frontal do carro descobrimos um para-choque novo que vem acompanhado por um marcado defletor e integra luzes antineblina cobertas por telas pretas. Na parte central inferior também aparece uma generosa entrada de ar, enquanto que na traseira do veículo se destaca um para-choque também novo, um chamativo aerofólio, assim como um difusor com refletores incorporados. O toque final chega através das rodas de 19 polegadas Barracuda Racing Wheels, calçadas com pneus 225/35 R19 em ambos os eixos.
Com relação ao interior, a mudança principal chega com a ausência de bancos traseiros que foram substituídos por um santoantonio de cor laranja, mas também cabe destacar que os lugares dianteiros agora estão ocupados por buckets envolvidos em couro preto. Desta forma, o condutor irá em uma posição mais baixa e o mesmo ocorre com a altura do carro, reduzida graças à presença de amortecedores reguláveis KW.
É claro que neste projeto não há nenhuma alteração no sistema de propulsão, já que o motor elétrico permanece inalterado. Por isso, o bloco segue gerando 184 cv de potência e 270 Nm de torque máximo, entregues ao eixo dianteiro e com a companhia de uma bateria de íons de lítio de 32.6 kWh. Como resultado, o Cooper SE necessita de 7.3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima é de 150 km/h.