MINI COOPER V8 ‘VINI’ BY POWERFLEX: PRONTO PARA ESTREAR EM GOODWOOD COM O MOTOR DE UM BMW M3

Uma das melhores vitrines para apresentar um veículo é sem dúvida nenhuma o Goodwood Festival of Speed, que de hoje até domingo dia 11 de julho acontecerá no Reino Unido. Ali estarão reunidos alguns dos melhores automóveis do planeta, sejam eles modelos atuais ou de épocas passadas. Mas também há espaço para projetos interessantes como o que foi realizado pela Powerflex, com um MINI altamente modificado que será um dos grandes destaques do evento.
Muitos ficarão desapontados ao vê-lo, já que sua estética não mostra nada de exótico, pois o especialista britânico limitou-se a mudar as rodas e instalar arcos de roda alargados, concebidos para abrigar bitolas que ganharam alguns centímetros para poder digerir todo o potencial que agora se esconde debaixo da carroceria do modelo britânico. É que ao abrir o capô se descobre o grande segredo deste carro, pois seu motor original de 4 cilindros já não está presente e agora o espaço é todo ocupado por um propulsor V8 de aspiração natural.
Trata-se do motor S65 de 4.0 litros que a BMW montou na quinta geração do Série 3, de modo que debaixo do pedal do acelerador se escondem 420 cv de potência e um torque máximo de 400 Nm. O M3 enviava toda essa energia ao eixo traseiro através de uma transmissão automática DCT de 7 velocidades, e esta mesma fórmula também se replica com o MINI, pois após ser submetido a importantes modificações em seu chassi, agora converteu-se em um automóvel de tração traseira. Além disso, o utilitário britânico é muito mais leve que o modelo alemão, já que para a balança em 1.300 quilos.
Para adaptar-se à nova configuração, toda a parte inferior do carro e outras áreas do monocasco tiveram que ser retrabalhadas e reforçadas. Agora, tanto o motor como o diferencial traseiro estão sobre sub-chassis modificados que foram tomados emprestados de um Subaru Impreza STI, acompanhados por buchas silentblocks de poliuretano e colunas McPherson personalizadas no eixo dianteiro. O habitáculo também foi tornado mais leve na medida do possível e foi adicionado um santoantonio, de forma que qualquer um diria que estamos diante de um veículo de competição bastante modificado.
O ‘Vini’, como é conhecido este MINI personalizado, é um esforço de colaboração entre os membros da Performance Automotive Aftermarket Association do Reino Unido, composta por ED Motorsport, Litchfield Motors, Alcon, Tilton Engineering, Bilstein UK, Forge Motorsport, Goodridge, Aero Tec Laboratories (ATL), ITG, Cobra Seats, Lifeline, Racelogic, Syvecs, AiM Tech e Braid. Todas estas entidades realizaram um trabalho excelente junto com a Powerflex, que será a encarregada de apresentar o veículo no citado FOS de Goodwood neste final de semana.