MINI eMASTERED BY DAVID BROWN AUTOMOTIVE: UM MINI CLÁSSICO QUE AGORA É ELÉTRICO
O Mini clássico foi o meio de transporte pessoal mais acessível para os condutores britânicos durante várias décadas, antes que a marca fosse comprada pelo Grupo BMW em 2000. Surgiu durante uma crise de combustível e era simples, barato de adquirir e fácil de usar, graças em grande parte ao inteligente design de Sir Alec Issigonis.
Dito isso, hoje em dia existem empresas especializadas que fazem todo o possível para transformar o clássico britânico em algo muito mais refinado, luxuoso e bem montado, por bastante dinheiro, muito mais do que o carro original sonhou custar.
Enquanto a Singer é conhecida por suas criações inspiradas no Porsche 911, a David Brown Automotive fez seu nome no negócio dos Mini restomod, oferecendo máquinas construídas na medida com interiores cheios de couro e comodidades modernas como vidros elétricos, Android Auto e Apple CarPlay, além de motores que são um pouco mais potentes que quando saíram da fábrica há cerca de três ou quatro décadas.
Agora, a empresa britânica com sede em Silverstone anunciou que conta com um novo veículo em sua carteira, ainda baseado no Mini clássico, mas remasterizado com um powertrain totalmente elétrico.
Batizado como Mini eMastered, este carro urbano meticulosamente montado se movimenta graças a um motor elétrico Zonic 70 de 72 kW (96 cv) que extrai energia de um pacote de baterias de 18.8 kWh de ‘tamanho adequado’, o que permite ao pequeno veículo elétrico rodar até 110 milhas (177 km) com uma carga completa e acelerar de 0 a 100 km/h em 8.5 segundos, enquanto a velocidade máxima está limitada a 148 km/h.
A David Brown Automotive afirma que o primeiro modelo elétrico de sua história pesa apenas 650 kg, o mesmo que o carro original a gasolina, e que o mencionado pacote de baterias pode ser carregado a uma potência de até 6.6 kW a partir de uma fonte de corrente alternada em somente três horas.
Com um preço aproximado de 125.000 libras esterlinas (cerca de 766.000 reais) no Reino Unido, sem incluir o IVA, os impostos locais e todas as demais taxas e valores que podemos imaginar, o Mini eMastered é uma conversão bastante cara.
Não é todo o dia que podemos ver um Mini clássico, atualizado à mão e de acordo com as especificações exatas e o critério do proprietário. Este plus de exclusividade deve ser pago e por isso o seu preço é alto.