MINI PACEMAN PODERÁ VOLTAR COMO UM COUPE DE CINCO PORTAS
O MINI Paceman e o MINI Coupe foram dois experimentos inusitados da marca britânica, hoje propriedade da BMW. Apesar de o Paceman ter se despedido do mercado há pouco tempo, a MINI pode estar considerando o seu retorno, mas desta vez com o formato de um cinco portas.
A notícia já havia surgido como um rumor há dois anos, e agora foi o próprio chefe de design do BMW Group, Adrian van Hooydonk, quem assegurou em uma entrevista concedida aos britânicos da Auto Express, que a empresa está avaliando um novo formato para o Paceman.
Na ocasião o modelo se transformará em um ‘coupe de cinco portas’ e possivelmente chegará no próximo ano, depois do desembarque no mercado da nova geração do MINI Countryman, que recentemente foi apresentado oficialmente e chegará aos concessionários da marca no início de 2017. O holandês considera que o problema com o velho Paceman esteve relacionado com sua carroceria de três portas, já que todos os SUVs ‘coupe’ da BMW têm carroceria de cinco portas.
O novo Paceman será baseado na mesma plataforma UKL1 utilizada pelo novo Countryman, mas sua carroceria adotará uma linha de teto mais baixa e um formato exterior mais agressivo. No entanto, não se sabe ainda se será um substituto do antigo Paceman, ou pelo contrário, será uma versão ‘coupe’ do novo Countryman. Assim, chegando ao mercado, o novo MINI Paceman será um rival direto do Range Rover Evoque.
Como irá compartilhar a arquitetura com o Countryman, é quase certo que o ‘Countryman Coupe’ conserve a mesma oferta de motores, que inclui versões de três e quatro cilindros, tanto em versões diesel como gasolina, com potências chegando nos 224 cv no caso da nova versão híbrida.
Os BMW X4 e X6 são modelos muito bem sucedidos para a marca alemã e agora tentarão repetir a fórmula com a marca MINI. Entretanto, um Countryman Coupe será um concorrente direto de outro modelo do grupo, o BMW X2.