MINI STRIP: O COOPER SE TORNA-SE AGORA MAIS SUSTENTÁVEL
O renomado designer de moda Paul Smith se associou à MINI para realizar um projeto muito interessante sobre o Cooper SE de três portas. A versão 100% elétrica dispensa muitos de seus componentes originais, reduzindo-se à “sua essência estrutural” para seguir o tema “simplicidade, transparência, sustentabilidade” e oferecer como resultado um protótipo mais sustentável que também é mais leve que o modelo de produção. Trata-se do MINI Strip.
Por ser um veículo simplificado apresenta benefícios em sua autonomia e desempenho, mas antes de falar de números é preciso descrever um carro que chama a atenção por exibir uma carroceria em bruto e sem pintar (tanto o aço galvanizado como os painéis de plástico ficaram sem acabamento) com apenas uma fina capa de pintura transparente que protege contra a corrosão. O protótipo exibe peças complementares com parafusos visíveis, assim como distintivas inserções funcionais nas saias dianteira e traseira fabricadas através um processo de impressão em 3D, exibindo uma chamativa textura.
O MINI Strip conta com uma tela dianteira e calotas das rodas que foram fabricadas em metacrilato reciclado, o que permite poupar peso e recursos, além de reduzir a resistência aerodinâmica com o objetivo de ampliar a autonomia do veículo elétrico. O designer também optou por instalar um grande teto panorâmico fabricado de plexiglas reciclado, que permite que todos os curiosos vejam a estrutura, em grande parte despida, do singular habitáculo do protótipo.
Trata-se de um interior onde está presente a cortiça reciclada, um material que absorve dióxido de carbono durante sua produção e que lidera a parte superior do painel, a parte superior das portas e a bandeja traseira. Todos os demais painéis das portas foram omitidos, expondo a estrutura metálica básica, que aqui está pintada de azul. O painel é uma seção semitransparente de uma só peça com um acabamento de vidro fumê, enquanto que o instrumento central foi dispensado, deixando espaço para uma base pensada para o smartphone.
O volante de alumínio está envolvido em uma cinta de guidão, inspirada nas bicicletas, para que o proprietário possa substituí-la facilmente quando estiver desgastada, enquanto que a parte central que aloja o airbag está coberta de material de malha, assim como os painéis das portas. Os bancos estão estofados em tecido de ponto monocromático totalmente reciclável e os elegantes tapetes são feitos de borracha reciclada. Os cintos de segurança e os puxadores feitos de corda de escalada enrolada estão pintados em laranja brilhante, em contraste com o resto do habitáculo.
Como toque final, a abertura da tomada de carga revela uma pintura verde néon com um desenho gravado de uma tomada elétrica criada pelo próprio Paul Smith. Em relação ao powertrain, o concept car está equipado com o mesmo motor elétrico de 184 cv de potência e a bateria de 32.6 kWh que se encontra na versão de produção do MINI Cooper SE. Embora este protótipo não seja destinado à produção, a marca britânica utilizará seu enfoque de design nos próximos lançamentos, na medida que avançamos para um futuro mais sustentável para a indústria automobilística.