MITSUBISHI ABANDONARÁ O CONTINENTE EUROPEU

A crise provocada pelo coronavírus não fez mais do que acelerar algumas decisões que muitos fabricantes já vinham considerando há algum tempo. A Mitsubishi surpreendentemente acaba de anunciar suas intenções de abandonar a Europa assim que seus atuais modelos alcancem o final de seu ciclo de vida.
Em consonância com a aliança formada com Nissan e Renault, a Mitsubishi também concentrará seus esforços nos mercados mais lucrativos e no caso da marca dos três diamantes estes mercados são seu país natal, além de certos países do sudeste asiático, Nova Zelândia e Austrália.
Isto não significa uma redução dos investimentos, mas uma medida mais drástica, que contempla sua saída da Europa e que já foi implementada, já que algumas das novidades mais recentes que deveriam aterrissar na Europa ao longo dos próximos meses já foram oficialmente canceladas.
No entanto, a Mitsubishi não fixou uma data exata para sua saída da Europa, uma vez que continuará vendendo seus atuais modelos até que eles alcancem o final do seu ciclo comercial.
Modelos como o novo Mitsubishi Outlander nunca chagarão ao Velho Continente, enquanto que outros como o Eclipse Cross que foi apresentado há poucos meses, ainda conservarão certa vida pela frente, pelo menos até que exista demanda.
Os Estados Unidos parecem ter o mesmo destino, já que a América do Norte já não se encontra dentro das prioridades da aliança em relação à Mitsubishi, que decidiu concentrar todos os seus esforços na Nissan. As vendas da Mitsubishi nos Estados Unidos durante o ano passado de 2019 foram marginais e a marca japonesa poderá também considerar que já não é viável manter sua presença naquele país.
Uma vez que que cesse comercialização de veículos, o fabricante japonês manterá uma presença mínima que assegure a seus clientes a venda de peças de reposição e o serviço de pós-venda.