MITSUBISHI ASX ATUAL ABANDONARÁ O MERCADO COM UMA BREVE RENOVAÇÃO

O Mitsubishi ASX é um dos modelos mais antigos do mercado. Chegou em 2010, fruto de um acordo entre a marca japonesa e as francesas Peugeot e Citroën para o desenvolvimento e lançamento de um trio de SUVs compactos, depois de que alguns anos antes também tivessem lançado no mercado os Peugeot 4007 e Citroën C-Crosser baseados no Mitsubishi Outlander da época.
Alguns anos depois, os três fabricantes reeditaram a aliança franco-japonesa com os Peugeot 4008, Citroën C4 Aircross e Mitsubishi ASX. Os dois primeiros já desapareceram do mercado, enquanto que o terceiro sobrevive a duras penas com um leve facelift e um restyling mais profundo há dois anos. Mas, a realidade é que o SUV japonês está mais que esgotado, com apenas 5.603 unidades para o ASX frente às 11.161 do Eclipse Cross durante os 10 primeiros meses de 2021 na Europa.
Números que após 11 anos em produção confirmam que o modelo clama a gritos por uma renovação. Marek Vodicka, gerente de relações públicas da Mitsubishi na República Checa, confirmou este fato, destacando que “Na verdade, a produção do modelo terminou no final do ano passado, mas as vendas dos últimos meses correspondem às unidades fabricadas em estoque, que já estão se esgotando”, acrescentando que “nestas circunstâncias, não faz sentido manter uma lista de preços e configurador no site, porque confundiríamos os nossos clientes”.
As declarações de Vodicka não ficaram só nisso, já que também ele confirmou algo que já sabíamos: “Absolutamente positivo, já sabemos que o novo ASX aparecerá no início de 2023”.
Os entusiastas da marca dos três diamantes contarão com um novo SUV, mas não tão compacto. A marca japonesa se vê obrigada a reorganizar sua oferta rebaixando a categoria do ASX a um nível inferior, onde não tem presença, mas que é um dos mais interessantes do mercado. O segmento dos B-SUV será o futuro do ASX, um futuro modelo com tecnologia do grupo Renault.