MITSUOKA HIMIKO 2024: UM MAZDA MX-5 COM ARES RETRO
O Mazda MX-5 é sem dúvida um dos pequenos esportivos mais interessantes e apreciados do mercado, já que está há muitos anos sendo uma grande opção entre os modelos concebidos para serem curtidos, e como sabemos, há empresas que oferecem modelos baseados no roadster japonês.
É o caso da marca espanhola Hurtan, que oferece em seu catálogo o Grand Albaycin, mas também o da Mitsuoka, uma empresa japonesa que propõe o chamado Himiko, um modelo também de aspecto retro e baseado no MX-5, com um ar de roadster britânico.
O Mitsuoka Himiko já está no mercado japonês desde o ano de 2008, de modo que começou na época do MX-5 NC e era vendido em versão de teto retrátil elétrico. Em 2018, no entanto, o curioso modelo evoluiu para a geração ND do Mazda e passou novamente a equipar uma capota de lona de acionamento manual.
Agora, neste ano de 2023, o Himiko receberá uma atualização em seu mercado doméstico, mas só estarão disponíveis 10 exemplares deste renovado modelo 2024, com uma linha simplificada e um único acabamento, mas com mais equipamento de série.
O design do esportivo de estilo retro lembra sem dúvidas alguns modelos da Morgan, como o Aero 8, e o Jaguar XK120. A paleta de cores do Himiko inclui sete tonalidades: French Mint Pearl Metallic, Solid Grey, Sunshine Orange, Chiffon Ivory Metallic, Jet Black Mica e as novas Passion Red Metallic e Snowflake White Pearl Mica.
A partir de agora, o carro inclui estofamento de couro, emblemas nos para-lamas dianteiros, bancos térmicos, controle de cruzeiro, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, navegador e um leitor de CD/DVD, se é que ainda se utiliza isso em 2023.
Em termos de dimensões, o Himiko é bem maior que o Mazda MX-5, com 4.58 metros de comprimento em comparação com os 3.92 metros do original, assim como mede 1.74 metros de largura e 1.24 de altura, sendo apenas 5 milímetros mais largo e 5 milímetros mais alto.
Para terminar, o Himiko está disponível unicamente com o motor menor do MX-5, o bloco de 1.5 litros com 131 cv, acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades. Seu preço no Japão é de 6.78 milhões de ienes, o que equivale a cerca de 228.500 reais ao câmbio de hoje.