MOBY: O PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DA ITALDESIGN PARA USUÁRIOS DE CADEIRAS DE RODAS

A Italdesign criou o projeto de mobilidade urbana Moby, um interessante projeto focado nos usuários de cadeiras de rodas. Sua apresentação aconteceu durante o recente CES 2019 e sua prova de fogo foi a participação no ‘Mobility Unlimited Challenge’ organizado pela Toyota. Como resultado, ficou entre os cinco finalistas, o que garantiu à empresa italiana uma subvenção de meio milhão de dólares para iniciar o seu desenvolvimento.
A Moby é o primeiro serviço de veículos compartilhados para usuários de cadeiras de rodas. Os pequenos veículos que compõem o serviço da Moby são projetados especificamente para que os usuários de cadeiras de rodas possam acomodar-se neles. São dispositivos semiautônomos e de mecânica totalmente elétrica. Como especificado, seu campo de atuação é o ambiente urbano.
Localizados em pontos estratégicos da cidade, permitirão às pessoas de mobilidade reduzida poderem deslocar-se pela cidade de uma maneira mais eficaz, rápida e, sobretudo, cômoda. O funcionamento é muito similar ao de um serviço de veículos elétricos compartilhados. A Moby permite reservar o uso de seus dispositivos de deslocamento mediante um aplicativo móvel. Uma vez finalizado o serviço, o usuário deverá retornar ao ponto de entrega mais próximo para que o veículo esteja disponível para outros usuários.
Além de contar com numerosas tecnologias que ajudam os usuários a evitar colisões e obstáculos, a Moby é projetada especificamente para poder superar as barreiras arquitetônicas que são enfrentadas diariamente pelos usuários de cadeiras de rodas. Através do aplicativo oficial de serviço, os usuários poderão interagir entre eles e inclusive com outros meios de transporte.
Com o meio milhão de dólares recebidos pela Italdesign, a empresa desenvolverá a próxima etapa do projeto Moby. Massimo Martinotti, Chefe de Soluções de Mobilidade da Italdesign, destaca que a Moby é um dos inúmeros projetos de mobilidade em que a empresa está trabalhando. Também dá uma ênfase especial ao projeto Pop.Up, buscando tornar realidade a ideia de um carro voador.
A Italdesign também terá a oportunidade de dar assistência a oficinas especializadas e colaborar diretamente com os departamentos de engenheira da Toyota para poder continuar avançando no desenvolvimento da Moby. Inclusive poderão ser realizados testes com usuários finais para materializar a ideia no ano de 2020.