MORGAN PLUS FOUR LM62 CELEBRA UMA DAS CONQUISTAS MAIS IMPORTANTES DA MARCA BRITÂNICA
A Morgan Motors é um fabricante muito, muito pequeno, mas que contra todos os prognósticos, segue seu caminho há décadas sem que ninguém realmente os incomode. Tem seu negócio assentado, cria seus produtos à sua maneira e os vende com relativa facilidade, por mais especiais que sejam seus carros. É preciso respeitar e elogiar uma empresa como esta, que em um mundo tão competitivo e capitalista, possa continuar por sua conta e risco fazendo o que mais gosta.
Sua forma de trabalhar também ajuda a essa independência, já que seus carros são fabricados de forma artesanal, sem sistemas eletrônicos complexos nem motores espetaculares de potência astronômica. São trabalhadores muito especializados, cuja profissão está em clara decadência, sendo substituídos por robôs e por funcionários que realizam a mesma função repetidamente. Talvez por isso seus carros sejam tão especiais.
Mas embora se trate de um fabricante muito pequeno e quase que completamente artesanal, em tempos passados chegou a competir nas 24 Horas de Le Mans, chegando inclusive a vencer em sua categoria. Essa vitória na Classe 2.0 litros, em 1962, é a que agora estão celebrando com uma edição especial e limitada do Morgan Plus Four.
Com o nome de Morgan Plus Four LM62, celebra a vitória em Le Mans há 60 anos, com uma produção limitada de apenas 62 exemplares. Evidentemente, esse número é pelo ano em que foi conseguida a vitória com o Morgan Plus 4 SuperSports, conhecido por seu registro TOK 258. Um automóvel que exibe o típico verde escuro (conhecido como ‘British Green’) com alguns detalhes em um tom vermelho que a Morgan utilizava naquela época em competições.
Como caberia esperar, aquele Morgan Plus 4 SuperSport, o TOK 258, é a fonte de inspiração para a edição limitada que a pequena empresa britânica coloca em circulação. Assim, o Morgan Plus Four LM62 exibe uma carroceria verde escuro ou pintada de vermelho, com as laterais presididas por um círculo branco onde aparece o número 29, que é acompanhado por um teto rígido de cor branco (o número usado pelo Plus 4 SuperSport em 62, assim como o teto).
Há muitos outros detalhes que homenageiam o TOK 258, como os emblemas LM62, as rodas de raios pintadas na cor prateado, tampa do tanque de combustível estilo Le Mans e um painel traseiro abobadado. Também há projetores frontais adicionais, pilares A pintados na cor da carroceria, proteção contra pedras polida, protetores laterais de Mohair preto e uma bolsa de proteção lateral bordada com o logotipo LM62.
Evidentemente, o básico habitáculo do Morgan Plus Four LM62 também foi personalizado, embora não tome tanta inspiração do TOK 259 campeão de Le Mans em 1962. Como o resto do carro, está baseado no Morgan Plus Four ‘normal’, ao qual se adicionam alguns detalhes para diferenciá-lo do resto das versões. Não são detalhes muito notáveis, coisas como uma placa identificativa com a inscrição LM62 e seu número de construção, puxadores de couro preto gravado com laser e apoios de cabeça bordados com a legenda LM62. Foram incorporados painéis de madeira Tawny no painel e no túnel central, enquanto que os bancos estão estofados em couro preto e contam com aquecimento e costuras de cor em contraste.
Cada unidade pode ser personalizada com outros opcionais, segundo informa a marca. Há um teto macio, volante Moto-Lita, porca central para as rodas, cinta para os faróis e inclusive um registro fotográfico específico do modelo LM62. Igualmente, pode ser solicitado com volante à direita ou à esquerda.