MORGAN XP-1 CONCEPT: VERSÃO ELÉTRICA DO SUPER 3 PESA MENOS DE 700 KG E ANUNCIA 241 KM DE AUTONOMIA
O Morgan Super 3 é um desses automóveis únicos que existem hoje em dia. Realmente atraente à primeira vista, seu particular aspecto se vê complementado neste novo modelo conceitual com um powertrain elétrico. Embora o Morgan XP-1 tenha sido apresentado como protótipo, devido à sua grande semelhança com a versão de produção, acabaremos vendo-o nas estradas muito em breve.
Sim, nem sequer as marcas de nicho como a Morgan são alheias à eletrificação. Claro, não a curto prazo. O Morgan XP-1 levou 12 meses em desenvolvimento, e a ideia do fabricante britânico é testá-lo durante outros 12/18 meses. Portanto, o melhor é esperá-lo para dentro de dois ou três anos no mercado, e com um preço superior ao do Super 3.
A fim de maximizar a eficiência, a Morgan reduziu o fator de resistência em 33%, até 0.42. Para isso modificou as rodas, o nariz e a parte inferior do veículo. Conta também com amortecedores Nitron. No habitáculo, podemos ver um freio de estacionamento elétrico e uma instrumentação digital redesenhada e convenientemente adaptada com quatro modos de condução.
O motor de 3 cilindros aspirado de origem Ford dá lugar no XP-1 a um motor elétrico montado no túnel de transmissão. Desenvolve 136 cv (100 kW) de potência, 16 cv a mais que na versão a combustão, que são enviados diretamente à roda traseira. Com um peso inferior a 700 kg, o Morgan XP-1 pesa apenas 60 kg a mais que seu irmão a gasolina.
Por sua parte, uma pequena bateria de 33 kWh localizada na parte dianteira, onde normalmente se encontra o motor, anuncia uma autonomia em torno de 241 quilômetros. O XP-1 inclusive conta com carga bidirecional e vem equipado com uma conexão tipo CCS, que segundo o fabricante, ajudará a preparar qualquer versão de produção para o futuro.