MUJI E SENSIBLE 4 APRESENTAM O ÔNIBUS AUTÔNOMO GACHA

Os japoneses da Muji (gigante varejista) e os finlandeses da Sensible 4 (empresa especializada em condução autônoma) apresentaram na semana passada o GACHA, o primeiro ônibus autônomo apto para ser utilizado em todas as condições atmosféricas, cujas viagens inaugurais serão realizadas em abril.
A Sensible 4 encarregou-se do sistema de condução autônoma (navegação, detecção de obstáculos e posicionamento superior), enquanto que a Muji foi encarregada do estilo do veículo.
O modelo não tem traseira nem frente, sendo igual em ambas as extremidades, podendo ser conduzido para ambos os lados. O interior está totalmente livre para oferecer mais espaço para os passageiros. A faixa LED funciona como farol e tela de comunicação. O etilo final tomou inspiração em uma capsula de brinquedos típica do Japão que transmite alegria e emoção, paz e felicidade.
O GACHA tem 4.5 metros de comprimento, 2.5 metros de largura e 2.8 metros de altura, tem uma lotação de 10 pessoas em pé e 6 sentados, chega aos 40 km/h e tem uma autonomia de 100 km.
“O desenvolvimento do GACHA começou quando a equipe da Sensible 4, ao trabalhar na primeira geração de um ônibus robô, percebeu que eles não conseguiam deslocar-se com chuva leve, muito menos nas condições típicas de inverno na Finlândia. Não se trata ainda de uma tecnologia completamente autônoma. A maioria dos carros autônomos só pode operar em condições climáticas ideais e em estradas bem sinalizadas. Foi precisamente isso que a Sensible 4 conseguiu mudar graças à realização de repetidos testes nas duras condições de inverno da Lapônia Finlandesa”, disse Harri Santamala, CEO da Sensible 4.
A ‘joint-venture’ tem um plano desenhado para o futuro: este ano o GACHA rodará nas cidades de Espoo, Hameelinna, Vantaa e Helsinque, sendo esperado que o primeiro teste internacional seja realizado em 2019 e que a primeira frota de modelos GACHA seja implementada. Depois, em 2020, será realizada uma operação pré-comercial da frota GACHA em cidades selecionadas na Europa e em 2021, os responsáveis da Muji e da Sensible 4 esperam ter as primeiras operações comerciais permanentes estabelecidas, integração nos sistemas de transporte púbico local e produção industrial pronta a iniciar-se.