MULLEN FIVE RS: UM INTERESSANTE CROSSOVER ELÉTRICO DE 1.014 CV
A Mullen Automotive é uma startup de veículos elétricos que tem como objetivo oferecer ao mercado automóveis zero emissões de luxo. Embora sua origem seja norte-americana, a produção é chinesa, e já tem algumas alternativas interessantes em sua carteira de produtos. Agora, a empresa vai um passo além com o Mullen Five RS, apresentado recentemente no CES 2024.
A ideia é começar a produção no final de 2025, iniciando as vendas em meados de 2026. Infelizmente, tudo indica que não o veremos por aqui, o que é uma pena, porque tem muito boa pinta. Seu design mescla as formas de um sedan e um crossover, com elementos aerodinâmicos dos mais perspicazes. Por exemplo, as entradas de ar do capô e o grande aerofólio da traseira.
Tampouco falta um agressivo pacote aerodinâmico exterior, que vai arrematado por rodas de 20 polegadas na parte dianteira e 21 polegadas na traseira. Atrás delas se esconde um sistema de freios assinado pela Brembo. Equipa pinças de seis pistões na parte dianteira e de quatro pistões na traseira, todas elas acopladas a discos carbocerâmicos.
De acordo com o fabricante de automóveis, o RS pode parar completamente a 100 km/h em 33 metros. Em dimensões, o Five RS mede 4.90 metros de comprimento, 2.03 metros de largura e 1.63 metros de altura. A distância entre os eixos alcança os 2.946 mm, com uma distância livre do solo de 170 mm.
Passando ao interior, exibe um design futurista, embora realista. Destaca-se o sistema de infotainment integrado. Este conta com um assistente pessoal baseado em inteligência artificial, tecnologia de reconhecimento facial e tecnologia de assistência ao condutor de Nivel 2 . Não menos chamativos são os bancos esportivos estofados em couro Nubuck e Alcantara, que têm um encosto de fibra de carbono.
Como bom esportivo elétrico que é, o Five RS impressiona pelos seus fantásticos números. Equipado com dois motores localizados nos eixos dianteiro e traseiro, desenvolve impressionantes 1.014 cv (746 kW) e 1.151 Nm de torque máximo. Graças a isso, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e de alcançar uma velocidade máxima de 322 km/h.
Os propulsores vão associados a uma transmissão de duas velocidades ao mais puro estilo Porsche Taycan e soma um modo de “pista de corridas de ultra desempenho”. Ao que parece, este modo ajusta a configuração do acelerador, o trem motriz, a refrigeração da bateria, os amortecedores e o tato da direção para oferecer aos condutores a melhor experiência de condução em circuito.
Debaixo do piso há uma bateria de 100 kWh que rondará os 483 km de autonomia. Sua arquitetura de 800 V lhe permitirá passar de 0 a 80% de carga em cerca de 20 minutos.