NÃO HAVERÁ MODELOS DA VOLVO ABAIXO DA SÉRIE 40
A Volvo quer aprender com os erros do passado. Sob o abrigo da Geely, está fazendo todo o possível para recuperar o prestígio e sucesso que merece uma linha de veículos de alta qualidade, categoria e sobretudo, bem estruturada. Nos seus planos futuros não contempla lançar no mercado um veículo abaixo da série 40, levando em conta o pouco sucesso obtido pelo aposentado Volvo C30 (na imagem).
A nova série 40, antecipada recentemente pelos atraentes protótipos Volvo Concept 40.1 e 40.2, será a de modelos de acesso à marca sem intenção nenhuma de fabricar veículos de menor tamanho. “Obviamente, poderemos reduzir a plataforma CMA, mas não está na agenda” declarou Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars.
Isso significa que veremos os novos Volvo V40 e Volvo XC40 na linha de acesso da Volvo, já que não se arriscariam a lançar outro C30, tendo em conta que em seus sete anos de vida comercial, entre 2006 e 2013, chegou a vender apenas 200.000 unidades em todo o mundo. Os pequenos veículos Premium estão ganhando popularidade entre o público, mas os suecos ficarão com o negócio dos mencionados compactos, esperando um sucesso destacado com o futuro crossover XC40.
A nova linha da Volvo será renovada completamente dentro de quatro anos, quando o novo Volvo XC90 será o modelo mais longevo de sua oferta. Atualmente está disponível toda a série 90 (XC90, S90 e V90), a seguinte a ser renovada é claramente a série 40 (os anteriormente mencionados V40 e XC40) e posteriormente surgirá a nova série 60 (Volvo S60, V60 e XC60), além de outros veículos como o esperado coupe baseado no espetacular protótipo Volvo Coupe Concept de 2013, que poderá dar origem quem sabe, a um C90.
A Volvo tem muito claro que para ganhar é preciso economizar. Assim, simplificou sua linha com duas plataformas modulares e globais, a CMA para veículos compactos e a SPA para modelos de maior tamanho, ambas compartilhadas com a Geely.
Enquanto que os propulsores se baseiam em uma única arquitetura de motores de quatro cilindros de 2.0 litros Drive-E tanto a gasolina como diesel para todos. São oferecidos em diferentes potências (de 190 a 320 cv), incluindo também um sistema híbrido plug-in de até 400 cv denominado T8, além de uma versão de até 450 cv sem ajuda da eletrificação, assinada pela Polestar. Sem contar com a nova linha elétrica que está para chegar.