NÃO HAVERÁ UM SUCESSOR PARA O HONDA S2000

Já se passaram nove anos desde que o fabricante japonês decidiu deixar de produzir o Honda S2000 e desde então foram muitos os rumores sobre a chegada de um possível sucessor.
Entretanto, de acordo com as mais recentes informações oficiais, o projeto se encontra cada dia mais longe de transformar-se em realidade. Transcorreu quase uma década desde que o S2000 saiu de linha e muitas coisas mudaram no mercado nesse meio tempo, e queiram ou não, os crossovers são os modelos que monopolizaram as preferências do público atualmente e se transformaram nos produtos mais rentáveis para os fabricantes de automóveis.
Em uma recente entrevista concedida pelo Diretor de Planejamento de Produto da Honda Canadá, Hayato Mori, quando foi questionado sobre um possível sucessor do Honda S2000, sua resposta foi taxativa: nunca acontecerá.
Mori disse que isso se deve às atuais preferências dos clientes da marca, que em sua maioria atualmente demandam SUVs e não estão dispostos a comprar um carro com formato roadster como o S2000, já que o consideram pouco prático. Essa situação torna pouco viável a possibilidade de que esse tipo de modelo exista no mercado atual.
A marca japonesa aposta na mudança para veículos polivalentes e mais práticos para tentar cobrir a demanda daqueles clientes que buscam veículos de alto desempenho, um nicho que conseguem cobrir com os Civic Type-R e NSX. Porém, um roadster como o S2000 não encaixa dentro esse esquema, já que seu alto custo de desenvolvimento e a baixa demanda o tornam pouco viável.
No entanto, essa barreira foi superada pela Mazda e pela Fiat com o desenvolvimento conjunto de seus conversíveis, assim como a BMW com o próximo Z4, um modelo que compartilha o desenvolvimento com o próximo Toyota Supra. O Alfa Romeo 4C e o Porsche 718 Boxster são dois exemplos que indicam que ainda existe demanda para esse tipo de carro, embora evidentemente nem todas as empresas enxerguem pela mesma óptica.