NEVS COMEÇA A FABRICAR O ‘SAAB’ 9-3 ELÉTRICO NA CHINA

Um dos modelos mais emblemáticos da SAAB lançado em seus últimos anos conseguiu sobreviver, mas é claro que um pouco defasado em termos de design, já que se trata de um carro que a marca sueca havia lançado no ano 2003. No entanto, a chinesa NEVS dará uma nova vida ao 9-3 como um veículo puramente elétrico, que há alguns meses foi apresentado na forma de um protótipo e que esta semana iniciou sua produção na China. Lembrando que foi vedada a utilização da marca SAAB pela NEVS.
A NEVS já havia se comprometido a entregar alguns milhares de 9-3 elétricos e é por isso que já iniciaram a produção das primeiras 50.000 unidades do modelo, correspondentes a seus compromissos com as empresas Volant Industry Co e Panda New Energy. Posteriormente a marca chinesa tem previsto produzir por volta de 220.000 veículos ao ano, já que somente o acordo firmado com Panda New Energy contempla um total de 150.000 unidades dos novos 9-3 elétricos.
Mas o 9-3 não estará sozinho, já que nessa nova etapa a NEVS contempla também o lançamento de um carro baseado no Saab 9-3X. Em ambos os casos receberam algumas leves modificações estéticas, com o propósito de dar-lhes um aspecto renovado, já que se trata de um carro projetado há 15 anos.
Em relação à sua mecânica, os NEVS 9-3 EV utilizarão um motor elétrico associado a uma bateria de íons de lítio que lhes permite uma autonomia próxima aos 300 quilômetros com uma carga completa e uma velocidade máxima de 140 km/h.
Além dos compromissos com a Volant e a Panda, a NEVS acaba de firmar um acordo com a Didi, uma plataforma chinesa de uso compartilhado de veículos, que contempla o desenvolvimento de um novo veículo elétrico que será utilizado por esta plataforma de ‘car sharing’.