NIO EL7: MAIS UM SUV 100% ELÉTRICO DA CHINA DESEMBARCA NA ALEMANHA
A NIO Motors segue desenvolvendo sua oferta de modelos elétricos no continente europeu. A marca chinesa já está em condições de acrescentar um terceiro modelo à sua linha para o Velho Continente, um complemento perfeito para os ET5 e ET7 que já são vendidos, mas se trata de um modelo que não é totalmente novo, porque já é comercializado na China desde o último mês de julho.
A NIO optou por alterar o nome comercial para este novo mercado, de modo que o ES7 vendido na China irá se chamar EL7 na Europa. O novo NIO EL7 se posiciona como uma alternativa a elétricos Premium como o BMW iX, Mercedes-Benz EQE e o renovado Audi Q8 e-tron, com dimensões muito similares que lhe permitem destacar-se como um topo de linha, ao mesmo tempo que oferece um espaço interior muito habitável para os únicos cinco lugares que oferece, mas com um grande volume de carga no porta-malas.
Quanto às medidas do novo NIO ELT, o SUV mede 4.910 mm de comprimento, 1.990 mm de largura, 1.720 mm de altura, conta com uma distância entre os eixos de 2.960 mm e um porta-malas que acomoda 658 litros.
Este terceiro modelo completamente elétrico segue o mesmo padrão estético que caracteriza a marca, com um estilo muito futurista especialmente na parte frontal, onde predominam os finos faróis com tecnologia Full LED integrados na borda do capô, enquanto que as funções principais encontram-se em um alojamento nos extremos do grande para-choque. Calçado com grandes rodas de liga leve de 20 polegadas, o perfil se destaca pelos arcos de roda quadrados e pelas maçanetas elétricas, bem como pelos pilares e o próprio painel do teto pintado em preto brilhante.
Na traseira, as lanternas se estendem em uma peça muito fina ocupando transversalmente a tampa dispostas em uma forma de ‘L’ invertido. Um design muito atraente para convencer os alemães de uma mudança em sua mobilidade, que vem acompanhado de um interior mais que tecnológico. O NIO EL7 conta com duas telas digitais, para o quadro de instrumentos e para o sistema multimídia, ocupando o console central com 12.8 polegadas. Sobre o painel, uma câmera aguarda as ordens do assistente de voz ‘Nomi Mate’.
O NIO EL7 dispõe de um equipamento completo de série, contando com bancos dianteiros elétricos, com função de memória, climatização e função de massagem, enquanto que os traseiros dispõem de aquecimento. Mas também se destaca por seus avançados sistemas de assistência à condução ‘Aquila’, com onze câmeras, doze sensores ultrassônicos e outros tantos de radar mais os LiDAR que se encontram sobre o para brisas, na borda do painel do teto, de modo que oferece funções de condução autônoma de nível 3.
O novo SUV elétrico contará com a segunda geração do sistema de propulsão da marca chinesa, proporcionando mais potência e eficiência. Apenas uma versão dispõe de tração total com dois motores elétricos, o dianteiro com 180 kW e o traseiro com 300 kW, gerando uma potência máxima total de 653 cv e um torque máximo de 850 Nm, com os quais acelera 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos.
A NIO oferecerá uma bateria com dois níveis de capacidade, de 75 e 100 kWh, oferecendo autonomias máximas de 394 e 513 km, de acordo com ciclo WLTP, e com a qualidade adicionada de converter-se em um gerador de eletricidade com uma potência máxima de 3.3 kW. Os preços começam a partir de 73.900 euros, mas sem as baterias. Estas podem ser alugadas ou adquiridas, de modo que será preciso somar 12.000 euros pela menor e 21.000 euros mais potente neste último caso.