NIO ET5: UM NOVO SEDAN 100% ELÉTRICO COM ATÉ 1.000 KM DE AUTONOMIA

Em Suzhou, uma cidade chinesa situada ao oeste de Shanghai, foi celebrado o chamado NIO Day 2021, um importante evento onde tudo girou em torno da marca NIO, uma das referências da indústria automobilística chinesa. A grande novidade deixada por este evento foi um modelo totalmente novo. O NIO ET5. Um sedan de tamanho médio e 100% elétrico que está destinado a desempenhar um papel protagonista.
O novo modelo da NIO se situa na linha como o ‘irmão menor’ do NIO ET7. Por suas dimensões, tecnologia e desempenho, tem os ingredientes necessários para aglutinar uma parte importante das cifras de vendas da marca dentro e fora da China.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir os traços mais distintivos do novo ET5. No exterior foi incorporada a linguagem de design que a NIO está aplicando a todos os seus novos modelos. A própria marca destaca que foi tomado como referência o perfil fluido do ET7. A aerodinâmica foi trabalhada especialmente, já que isso repercute diretamente na eficiência.
Também há certos detalhes inspirados no NIO EP9, o superesportivo elétrico. São detalhes que estão especialmente presentes ao se observar a vista lateral. Ambos os grupos ópticos, onde a tecnologia LED é protagonista, têm um perfil afilado e distintivo.
Quanto à personalização, a NIO propõe um total de nove cores exteriores. Entre as tonalidades disponíveis encontram-se os tons First Light Kiss e Sunbathe Yellow, ambos exclusivos para este modelo. Além disso, o azul Airspace Blue é a NIO Color para o ano de 2022.
Com relação ao interior do novo ET5, somos envolvidos por um ambiente tecnológico e ao mesmo tempo minimalista. O centro nevrálgico é uma tela táctil AMOLED de 12.8 polegadas. Um componente fundamental para manejar o sistema multimídia que permite acessar a inúmeros serviços digitais online. Coroando o console central encontra-se o Nomi, o assistente virtual. O quadro de instrumentos é 100% digital e tem um tamanho de 10.2 polegadas.
A NIO oferecerá diversos ambientes para configurar o habitáculo. A marca destaca que os acabamentos e guarnições foram cuidados até o mínimo detalhe. Além disso, os materiais reciclados estão presentes para realçar o componente ecológico do veículo. Os bancos, que têm um design em certa medida esportivo, podem contar com aquecimento e ventilação.
Outra das novidades é um sistema de iluminação ambiental com 256 cores. A isso há que somar um equipamento de som envolvente. Também conta com uma lista de sistemas de assistência à condução graças ao pacote NIO Autonomous Driving.
Além do seu equipamento tecnológico, que é algo muito importante, o crucial, por tratar-se de um veículo totalmente elétrico é, sem dúvidas, o seu sistema de propulsão. Nas entranhas do novo ET5 encontram-se dois motores que desenvolvem uma potência total de 360 kW (490 cv) e 700 Nm de torque máximo. No eixo dianteiro há um motor de 150 kW (204 cv) e no traseiro encontra-se o motor mais potente que alcança os 210 kW (286 cv).
Ao equipar um motor em cada eixo se consegue uma configuração de tração total. Além disso, o mencionado nível de potência permite desfrutar igualmente de um desempenho mais que suficiente. O novo ET5 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.3 segundos. É possível adaptar o comportamento do veículo através de um seletor de modos de condução com oito perfis.
Na linha ET5 estarão disponíveis três tamanhos de bateria: 75, 100 e 150 kWh. Com a bateria padrão de menor capacidade contaremos com uma autonomia de mais de 550 quilômetros, enquanto que com a bateria intermediária essa cifra melhora até superar os 700 km e, no melhor dos casos, a bateria maior permite ao novo elétrico da NIO contar com uma autonomia de mais de 1.000 km. As cifras de autonomia correspondem ao ciclo CLTC aplicado na China.
Quanto à sua chegada ao mercado, o novo ET5 já tem preço na China. Ali estará disponível a partir do equivalente a 297.000 reais segundo o câmbio atual. Um preço que pode ser reduzido a 233.000 reais se a opção for pela compra no formato BaaS (Battery-as-a-Service). Está previsto que as primeiras entregas iniciem no mês de setembro de 2022.