NISSAN ACELERA SUA TRANSIÇÃO PARA A MOBILIDADE ELÉTRICA NA CHINA

O turbulento ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus. As marcas de carros tiveram que adaptar-se a estes tempos tão complexos e ajustar seus roteiros. Em alguns casos, se aproveitou para introduzir novos planos estratégicos que já contemplam este particular momento que está causando efeitos dramáticos sobre a economia global.
A Nissan precisa lidar com este e outros problemas que vinha arrastando. Faz tempo que o fabricante japonês colocou no seu ponto de mira a China, já que é consciente do papel que o Gigante Asiático desempenha em seus números de vendas. A curto prazo a Nissan realizará uma ambiciosa ofensiva elétrica. A marca contempla o lançamento de diversos carros elétricos com os quais quer reforçar sua posição de referência na mobilidade sustentável.
Com base nos novos desafios que foram apresentados à indústria automobilística na China, a Nissan decidiu acelerar seu processo de transição para a mobilidade elétrica nesse mercado. Um roteiro que deverá completar-se em um determinado período de tempo e que agora será concluído antes do previsto. A Nissan acelerará o lançamento de novos carros elétricos na China.
Estes novos modelos chegarão aos concessionários chineses tanto através da própria Nissan como de sua marca local Venucia. Assim foi informado por várias fontes relacionadas com a marca japonesa. Para materializar os novos prazos estabelecidos nesse plano estratégico, a Nissan incrementará seu compromisso com a indústria chinesa. Ou seja, estes novos modelos utilizarão maior quantidade de componentes de fabricação local. Isso, por sua vez, permitirá reduzir os custos de desenvolvimento e produção.
Tanto o conselho da Nissan, como da joint-venture que mantem com a Dongfeng na China, respaldarão essa estratégia. Será apresentada ao mundo de maneira oficial no Salão de Shanghai 2021, que abrirá suas portas no mês de abril. Será então quando a empresa revelará de maneira oficial cada um dos passos que seguirá no território chinês a curto prazo.
Este ano a Nissan introduzirá na China um total de três novos carros eletrificados. O primeiro deles será o Nissan Ariya, modelo que também chegará a outros mercados. Também será colocado à venda a nova geração do Nissan X-Trail com sua respectiva versão híbrida plug-in e, o que é igualmente importante, o Nissan Sylphy estreará a tecnologia e-Power que está causando furor nos Japão.
A Nissan lançará na China no mínimo um novo modelo por ano até 2025. A imensa maioria será de veículos híbridos e/ou elétricos. Vários informes asseguram que um destes lançamentos será um hipotético Nissan X-Trail e-Power.
Apesar do grande sucesso do Nissan LEAF, diversos analistas de mercado especializados na China asseguram que a Nissan ficou para trás em relação à Toyota e Honda. E se não bastasse, também precisa lidar com a crescente concorrência por parte de fabricantes locais. Geely, GAC e BYD estão fazendo seu trabalho muito bem. Estes novos modelos eletrificados, alguns deles específicos para a China, serão determinantes para dar uma reviravolta nessa situação.
A partir da distante China também chegam novas e interessantes informações sobre a Venucia, outra das marcas que a Nissan opera nesse mercado. A Venucia sofrerá uma importante renovação. Um processo de mudança interna que passa por convertê-la em uma marca de carros elétricos acessíveis. O objetivo é realmente ambicioso.
A ideia não é outra que fixar um preço de saída abaixo do equivalente a 65.000 reais para cada um dos novos modelos que passarem a engrossar a oferta da Venucia nos próximos anos.
Estabelecida em 2012 para competir com as marcas chinesas locais, a Venucia alcançou seu auge em 2017 com um total de 143.206 veículos vendidos. Essa marca fechou o ano de 2020 com apenas 79.000 exemplares vendidos.