NISSAN ANUNCIA A CHEGADA DE UM NOVO CARRO ELÉTRICO PARA O JAPÃO

A Nissan confirmou os primeiros detalhes do seu novo carro elétrico. Um modelo destinado ao seu mercado local, o Japão. No distante e exótico país asiático a Nissan comercializará um veículo elétrico de pequenas dimensões destinado a lidar nos ambientes urbanos e que se enquadra na ofensiva de produto que o fabricante japonês realizará durante os próximos anos.
As vendas do novo carro elétrico da Nissan no Japão terão início no começo do ano fiscal 2022. Ou seja, em algum momento do primeiro semestre do próximo ano, portanto, o projeto já está bem avançado. Trata-se de um veículo tipo Kei Car e o projeto é fruto de uma colaboração com a Mitsubishi. Na verdade, está sendo desenvolvido pela NMKV, uma joint-venture gerenciada em partes iguais por ambas as empresas.
A marca destaca que este pequeno veículo elétrico está destinado a redefinir uma popular categoria no Japão. Terá uma aceleração instantânea, condução suave e um habitáculo silencioso. Além disso, contará com equipamento tecnológico, tanto em termos de conectividade como de sistemas de assistência à condução.
Nas entranhas deste novo modelo, cujo nome é desconhecido por enquanto, haverá uma bateria de íons de lítio de 20 kWh. Em princípio se fala de uma capacidade escassa, agora, se levarmos em conta o tamanho do veículo, as coisas mudam rapidamente. É que mede apenas 3.3 metros de comprimento. Para se ter uma ideia, é menor que o Dacia Spring. As medidas deste novo Nissan Kei Car EV são: 3.395 mm de comprimento, 1.475 mm de largura e 1.655 mm de altura.
A Nissan assegura que contará com uma autonomia mais que suficiente para cobrir as necessidades dos trajetos diários de boa parte da população japonesa. Além disso, terá tecnologia V2L (Vehicle-to-Load) para poder utilizar o próprio automóvel como uma fonte de energia em casos de emergência.
O preço será um fator determinante para seu sucesso comercial. A Nissan destaca que estará disponível a partir de aproximadamente 2 milhões de ienes, cerca de 95.000 reais pelo câmbio atual.