NISSAN ARIYA TERÁ UM ‘IRMÃO MAIOR’ COM 500 KM DE AUTONOMIA

A apresentação do novo Nissan Ariya continua muito presente. Este crossover 100% elétrico está destinado a desempenhar um papel protagonista na Europa. Um mercado onde o Nissan LEAF já pode orgulhar-se de ser um dos carros elétricos mais populares e demandados. Agora, o lançamento do Ariya não é mais que a ponta de lança da ofensiva elétrica que o fabricante japonês tem entre as mãos.
A Nissan tem na agenda o desenvolvimento de um novo SUV elétrico. Um modelo de dimensões relevantes que estará situado na linha um escalão acima do mencionado Ariya. Ou seja, será o seu ‘irmão maior’.
Este novo crossover estará sustentado pela plataforma CMF EV, uma arquitetura destinada a veículos elétricos. Por tamanho, previsivelmente estará enquadrado no segmento D e, portanto, seus principais mercados serão Estados Unidos e China. Tudo isso sem desmerecer o papel que terá a Europa no futuro deste futuro modelo que seguirá o rastro do Ariya.
Ao ser indagada, Helen Perry, Chefe de Veículos Elétricos da Nissan Europa, assegurou que preveem um notável crescimento tanto para o segmento C-SUV como para o D-SUV: “A plataforma será usada para outros carros no futuro. Os segmentos C-SUV e D-SUV crescerão aproximadamente cerca de 300% nos próximos três anos, de modo que buscaremos utilizar a plataforma em segmentos de crescimento nos próximos anos”.
Devemos considerar que a Nissan se comprometeu a eletrificar 50% de sua linha até 2023. Agora, Perry não quis ir mais além e informar se o lançamento deste novo SUV elétrico acontecerá nesse período. Assegurou que a chegada dependerá da demanda do mercado: “Tudo depende da demanda do cliente. Se tivéssemos lançado o Ariya antes, não estou segura de que os clientes estariam prontos para isso. A tecnologia não teria sido tão evoluída como estará no momento de seu lançamento”.
Um SUV elétrico deste tamanho oferecerá uma autonomia máxima que rondará os 500 quilômetros. A chave é que, devido às dimensões do veículo, poderá ser instalado um pacote de baterias de grande porte. Agora, seguindo a estratégia atual da marca, haverá vários tamanhos de bateria para poder oferecer uma versão de acesso mais barata além de descafeinada.