NISSAN CONFIRMA O LANÇAMENTO DE 6 NOVOS CARROS ELÉTRICOS NA CHINA

No final do último mês de maio, quando a Nissan apresentou o seu ambicioso e importante plano de reestruturação global até o ano de 2023, soubemos que a China desempenhará um papel protagonista no futuro mais imediato da empresa. E, junto com os Estados Unidos e Japão, o mercado onde a marca japonesa decidiu apostar.
Shohei Yamazaki, Presidente do Comitê de Gestão da Nissan para a China, realizou interessantes declarações e, sobretudo, confirmou parte do roteiro que seguirá a empresa no gigante asiático. E como já se vislumbrou no dossiê divulgado pela marca sobre este plano de reestruturação mundial, a grande aposta chegará através da eletrificação.
Yamazaki confirmou o lançamento de 6 novos carros elétricos no mercado chinês até o ano de 2024. São lançamentos que se englobam em um ambicioso plano de impulso da eletrificação em seu nível máximo. Por outra parte, o japonês também confirmou que a tecnologia e-Power da Nissan, que está sendo um sucesso no Japão, também chegará à China.
A Nissan decidiu apostar muito forte na mobilidade elétrica com o objetivo de tornar-se uma das marcas de referência nesse campo no território chinês. E em parte é uma decisão muito interessante se levarmos em conta que a China é o primeiro mercado do mundo tanto para o carro elétrico como para o carro híbrido plug-in. Ali são emplacados mais veículos com estas características que em qualquer outra parte do planeta.
O fabricante espera conseguir 23% de suas vendas anuais na China com modelos elétricos e/ou híbridos e-Power. Yamazaki não quis entrar mais em detalhes sobre os futuros modelos plug-in que serão introduzidos. No entanto, e considerando que a Nissan quer contar com uma linha mais global, não devemos perder de vista os próximos elétricos que chegarão ao mercado, já que também podem acabar sendo vendidos no país asiático.
Devemos ter em conta que a Nissan também vende veículos elétricos na China através da marca Venucia. Uma joint-venture que mantém com seu sócio local, a Dongfeng. Entre seus modelos, se encontra, por exemplo, o Venucia e30 (na imagem), uma versão remarcada do Renault City K-ZE. Também é vendido o Venucia D60EV. Dois modelos que devemos somar ao Nissan Sylphy EV e, em breve, ao Nissan Ariya, já que também chegará aos concessionários chineses.
As vendas da Nissan na China estão reportando dados negativos. Em relação a 2020, até o último mês de julho, as entregas do fabricante alcançaram as 717.287 unidades, o que se traduz em uma queda de 13% comparando com o mesmo período de tempo do ano anterior. Com esta ofensiva elétrica a Nissan espera consolidar sua posição e, sobretudo, abrir caminho nas principais cidades do país onde a mobilidade elétrica tem um papel importante.