NISSAN CONSIDERA FECHAR SUA FÁBRICA DE BARCELONA E ALGUNS MODELOS PODERÃO VIR PARA O BRASIL

Há alguns dias conhecemos os primeiros detalhes sobre as mudanças na estratégia que a Nissan começará a implementar, uma modificação no roteiro que contempla diminuir sua presença nas regiões menos rentáveis.
Embora após surgirem as primeiras informações a Nissan afirmasse que esta mudança de rumo não implicaria abandonar os mercados da Europa, depois de conhecer este giro estratégico do fabricante japonês, as primeiras vozes começaram a surgir em relação a um possível fechamento de algumas fábricas que a Nissan possui em território europeu.
O documento vazado assegurava que a Nissan colocaria o foco na Ásia e na América do Norte, justamente as duas regiões atualmente mais rentáveis para o fabricante japonês. Mas embora o plano não contemplasse deixar de lado a Europa, as primeiras informações apontadas pela mídia japonesa, assinalam que a Nissan tem em pauta fechar sua fábrica espanhola de Barcelona.
A Nissan priorizará Estados Unidos, Canadá, Japão e China e essa modificação na estratégia trará como resultado o fechamento de algumas de suas fábricas fora das duas regiões apontadas e ao que parece, o centro de produção que a marca japonesa possui na Zona Franca de Barcelona, que se encontrava operando muito abaixo de sua capacidade, será uma das que fechará suas portas.
A aliança Renault-Nissan quer melhorar sua eficiência redistribuindo a produção em suas fábricas ao redor do mundo. A produção atual de Barcelona será transferida para a França e alguns modelos da Renault serão produzidos na planta de Sunderland no Reino Unido, enquanto que a produção de alguns modelos da Nissan será transferida para o Brasil.
A Nissan ainda não confirmou essa informação, já que planeja tornar públicos seus planos relacionados com as mudanças na estratégia no próximo dia 28 de maio, mas tudo parece indicar que as notícias não serão boas para os espanhóis.