NISSAN CONSIDERA LANÇAR UM MODELO ELÉTRICO MENOR QUE O LEAF
Há algum tempo o pessoal da Nissan vem estudando a melhor maneira de ampliar sua linha de veículos elétricos. Uma linha que atualmente gira em torno de um único modelo, o Nissan Leaf (na imagem). No entanto, em breve isso mudará, pois como dissemos, a Nissan está estudando lançar um novo carro elétrico que se situará um escalão abaixo do Leaf.
Um veículo elétrico cujo tamanho estará situado nos 4 metros de comprimento - similar ao Ford Fiesta. Desde o seu lançamento no ano de 2010, a Nissan conseguiu vender mais de 200.000 unidades do Nissan Leaf, números que levaram o modelo a tornar-se o mais vendido em seu segmento, embora com a iminente chegada do Tesla Model 3, tudo isso poderá mudar.
Recentemente, declarações de Gareth Dunsmore, o responsável pelo programa de veículos elétricos da Nissan, deixaram claras as prioridades da marca japonesa para o segmento elétrico. Não haverá esportivos ou modelos de alto desempenho, pelo menos a curto prazo. Por enquanto a Nissan tem como objetivo desenvolver a nova geração do Nissan Leaf, e como já dissemos antes, outro veículo elétrico de menor tamanho.
Dusnmore também comentou com os britânicos da AutoExpress, que para desenvolver carros elétricos como o Nissan Leaf, tiveram que investir cerca de 5 bilhões de euros na empresa. É por isso que a Nissan busca em primeiro lugar posicionar seus modelos como os mais vendidos do mercado, e na hora de expandir, fazê-lo em segmentos onde são movimentados grandes volumes de vendas. O segmento B, SUV e Crossovers serão os próximos a serem considerados.
No caso de lançar um carro elétrico para o segmento B, Gareth Dunsmore enfatiza que “a Nissan o teria relativamente fácil”. Uma clara evidência da possibilidade deste novo carro elétrico ser baseado no novo Renault Zoe, que será apresentado em apenas alguns dias durante o Salão de Paris 2016. Uma revisão do Zoe que chegará acompanhada de um aumento de autonomia graças a um novo motor e baterias.
Outra opção que já foi comentada anteriormente é a possibilidade de que a nova geração do Nissan Leaf possa dar vida a um crossover urbano. A plataforma da Nissan para veículos elétricos é baseada na arquitetura B0 utilizada por modelos como o Nissan Juke, por exemplo. Portanto, a possibilidade de se criar um crossover elétrico sobre ela seria factível.