NISSAN DEMONSTRA OS AVANÇOS DOS SERVIÇOS DE MOBILIDADE DE CONDUÇÃO AUTÔNOMA EM VIAS PÚBLICAS
A Nissan começou a testar um protótipo de veículo equipado com tecnologias de condução autônoma, mostrando assim os avanços em seu objetivo de implantar serviços de mobilidade autônoma no ano fiscal de 2027.
O protótipo do veículo Nissan LEAF incorpora 14 câmeras, 10 radares e 6 sensores LIDAR, demonstrando os avanços da Nissan no campo da condução autônoma, especialmente em ambientes urbanos complexos. Em comparação com protótipos anteriores, o mais recente veículo de testes incorpora uma série de sensores montados no teto, o que amplia significativamente a área de detecção e permite uma detecção mais precisa do ambiente ao redor.
Como resultado, o desempenho do reconhecimento, a previsão do comportamento e as funções de controle foram melhorados, oferecendo uma operação suave em uma variedade de cenários complexos. Nas movimentadas ruas de Yokohama, perto da sede da Nissan no Japão, o protótipo LEAF é capaz de demonstrar sem problemas sua capacidade de prever o comportamento dos pedestres, realizar mudanças de faixa ao se integrar ao tráfego e julgar quando entrar com segurança nos cruzamentos.
A Nissan estuda modelos de negócios para futuros serviços de mobilidade desde o ano fiscal de 2017. A empresa pretende continuar ampliando a funcionalidade e começar a oferecer serviços de mobilidade de condução autônoma no Japão a partir do ano fiscal de 2027, trabalhando com terceiros como autoridades locais e operadores de transporte.
No quarto trimestre deste ano fiscal, a Nissan planeja iniciar testes na área de Minato Mirai e pretende passar para testes de demonstração de serviços no ano fiscal de 2025. Durante os testes, o nível de funcionalidade da condução autônoma aumentará gradualmente enquanto a aceitação dos clientes é avaliada, com o objetivo de oferecer serviços sem motorista.
Essa iniciativa está sendo realizada em estreita colaboração com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão; o Ministério do Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo; e outros ministérios centrais. Esses ministérios também promoverão iniciativas para implementar novos serviços de mobilidade autônoma no Comitê de Aceleração da Mobilidade de Nível 4 que organizam.
A visão de longo prazo da Nissan é promover a mobilidade, resolvendo os problemas dos serviços de transporte enfrentados pelas comunidades locais. As comunidades locais, especialmente no Japão, têm enfrentado vários desafios de mobilidade, como a escassez de motoristas, consequência do envelhecimento da população. Para ajudar a resolver esse desafio, a Nissan oferecerá uma ampla gama de novos serviços.