NISSAN DETALHA A PLATAFORMA DO FUTURO PARA OS VEÍCULOS ELÉTRICOS DE HOJE

A Nissan analisa em profundidade a arquitetura da plataforma CMF-EV, jogando luz sobre a tecnologia que sustenta seus futuros modelos elétricos.
Conhecida carinhosamente dentro da Nissan como ‘o tapete mágico’, a plataforma CMF-EV oferece amplas oportunidades criativas para que os designers redefinam a experiência a bordo de condutores e passageiros. A plataforma dedicada aos veículos elétricos será utilizada pela primeira vez no Nissan Ariya, o primeiro SUV Coupe totalmente elétrico da marca.
Projetada para formar a base de uma ampla linha de emocionantes veículos elétricos, a plataforma CMF-EV será um componente fundamental do plano Nissan Ambition 2030, a visão a longo prazo da marca para potencializar a mobilidade e a sociedade em geral com o poder da eletrificação.
A plataforma CMF-EV também oferece mais oportunidades de colaboração. A plataforma gera sinergias dentro da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, maximizando a eficiência de fabricação para conseguir os objetivos comuns dos sócios para 2030, brindando um valor agregado ótimo aos clientes que se dirigem para um futuro totalmente eletrificado.
Como anunciaram recentemente as empresas da Aliança, a plataforma será a base de 15 modelos elétricos para 2030.
“A plataforma CMF-EV é uma demonstração da criatividade de nossos engenheiros. Desde proporcionar um espaço excepcional ao estilo de uma sala de estar (cabine mais longa em relação ao comprimento total do veículo), até acomodar nossa tecnologia de transmissão e-4ORCE de última geração, sua versatilidade nos brinda a capacidade de ampliar os limites da engenharia e design”, disse Pierre Loing, VP de Planejamento de Produto.
A nova plataforma dedicada aos veículos elétricos desempenhará um papel chave na Nissan para trazer uma emocionante linha de crossovers eletrificados ao mercado, em linha com a introdução de novos padrões de emissões, com o Ariya liderando o caminho para um futuro eletrificado.
No centro desta nova oferta de produtos eletrificados da Nissan teremos também um novo crossover totalmente elétrico sobre a arquitetura CMF-EV. O modelo será produzido como parte da iniciativa EV36Zero da Nissan, o primeiro ecossistema sustentável de fabricação de veículos elétricos do mundo centrado na planta piloto mundial da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.
“A plataforma CMF-EV é definida pela inovação tecnológica e o potencial de sua modularidade, abrindo o caminho para a próxima e emocionante geração de veículos elétricos da Nissan e nossos sócios da Aliança”, acrescentou Pierre Loing.
Projetando um lounge para a estrada
Assentando as bases para o conceito de solo aberto, os engenheiros da Nissan dotaram a plataforma CMF-EV de um piso completamente plano. Os suportes para os motores elétricos foram projetados diretamente adjacentes aos eixos dianteiro e traseiro, enquanto que os pacotes de baterias foram pensados para serem os mais finos possível, constituindo um suporte estrutural para a plataforma.
A plataforma CMF-EV entregou aos designers do Ariya uma tela em branco, dando-lhes a oportunidade de explorar o conceito ‘Ma’, uma filosofia de design da Nissan centrada em dominar o potencial do espaço vazio.
Com o conceito da arquitetura estabelecida, o novo Nissan Ariya servirá como primeira demonstração dos benefícios da plataforma CMF-EV. Por exemplo, colocar a unidade de ar-condicionado em uma posição mais adiantada e otimizar a localização dos bancos dianteiro e traseiro na ausência de um túnel de transmissão, permitiu que os projetistas da Nissan utilizassem todo o espaço disponível. O habitáculo gera uma profunda sensação de amplitude com mais espaço para as pernas em todos os lugares, o que resulta em uma experiência similar à de um lounge. O espaço pode ser personalizado ainda mais graças ao console central móvel.
“A Nissan entrou em um novo e emocionante capítulo em sua história de eletrificação com o Ariya. Este desenvolvimento histórico ofereceu uma oportunidade única para que nossos engenheiros mostrassem tudo o que aprendemos sobre mobilidade elétrica na última década e superaram as expectativas. É este o espírito que representa a plataforma CMF-EV”, disse David Moss, VP Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Técnico da Nissan Europa.
Potência e controle em perfeita harmonia
A inovadora plataforma também recompensa os condutores, que poderão escolher com flexibilidade a motorização adequada às suas necessidades. A plataforma CMF-EV pode acomodar múltiplas especificações de potência e transmissão, seja uma configuração de um só motor ou a e-4ORCE de duplo motor.
A e-4ORCE é a tecnologia de controle de todas as rodas mais avançada da Nissan. Através de uma série de precisos sensores de motor e frenagem, esta inovadora tecnologia consegue o equilíbrio perfeito entre um grande desempenho e um controle absoluto, oferecendo uma elevada confiança ao condutor em todo tipo de superfícies.
A mesmo tempo que oferece uma experiência de condução dinâmica e segura ao volante, o sistema e-4ORCE também minimiza cuidadosamente a inclinação do veículo durante a frenagem, otimizando a distribuição da frenagem entre a parte dianteira e a traseira para proporcionar uma condução estável e confortável para o condutor e os passageiros.
O Ariya é apenas o primeiro dos emocionantes modelos que chegarão às estradas este ano, já que a Nissan se prepara para reforçar sua ofensiva de produtos eletrificados.