NISSAN E HONDA FIRMAM ACORDO PARA REALIZAR PESQUISAS CONJUNTAS EM TECNOLOGIAS FUNDAMENTAIS PARA A PLATAFORMA SDV DE NOVA GERAÇÃO
A Nissan Motor Co., Ltd. e a Honda Motor Co., Ltd. anunciaram hoje que as duas empresas concordaram em realizar pesquisas conjuntas em tecnologias fundamentais na área de plataformas para os veículos definidos por software (SDVs) de nova geração. Este acordo se baseia no memorando de entendimento (MoU) assinado entre as empresas em 15 de março a respeito do início das discussões sobre uma parceria estratégica para a era da inteligência e eletrificação. As duas empresas também assinaram um MoU para aprofundar o contexto da parceria estratégica, que está sendo discutida e considerada em um escopo mais amplo.
A Nissan e a Honda estão envolvidas em deliberações e discussões específicas com o objetivo de colaborar em várias áreas, para acelerar ainda mais os esforços para atingir uma sociedade de carbono neutro e sem acidentes de trânsito. Ambas as empresas estão realizando pesquisas, desenvolvimento e investimentos em várias tecnologias, para promover a disseminação e evolução dos veículos elétricos, principalmente os SDVs, que são o escopo do estudo nas áreas de inteligência e eletrificação.
As duas empresas também acreditam que a área de softwares – incluindo a condução autônoma, conectividade e IA, que vão definir o valor dos veículos no futuro e se tornar uma fonte de competitividade - é uma área em que a inovação tecnológica é extremamente rápida, onde as sinergias podem ser facilmente obtidas por meio da fusão de recursos das duas empresas, tais como know-how tecnológico e recursos humanos.
Com base nesta visão compartilhada, a Nissan e a Honda firmaram um acordo de pesquisas conjuntas em torno das tecnologias fundamentais para a plataforma SDV de nova geração, além de considerar a possibilidade de criar novo valor por meio da cocriação.
O novo MoU assinado entre as duas empresas tem como objetivo aprofundar a parceria estratégica para definir mais áreas de cooperação específicas e acelerar a execução da parceria estratégica.
No futuro, a Nissan e a Honda continuarão a estudar formas de criar mais sinergias entre as duas empresas e trabalhar para a rápida implementação de medidas específicas.
Plataforma SDV de nova geração
1. Acordo de pesquisas conjuntas sobre tecnologias fundamentais para a plataforma SDV de nova geração
- A plataforma SDV de nova geração é a pedra fundamental da área de inteligência. As duas empresas concordaram em conduzir estudos conjuntos em tecnologias fundamentais, cujas pesquisas já foram iniciadas.
- A Nissan e a Honda têm a meta de realizar pesquisas iniciais em aproximadamente um ano e, com base nos resultados, considerar a possibilidade de desenvolvimento da produção em série.
Principais áreas de parceria do MoU por meio do aprofundamento da parceria estratégica
2. Baterias
- As baterias são componentes-chave dos veículos elétricos. As duas empresas vão considerar o escopo de cooperação em curto e médio prazo, incluindo o compartilhamento de especificações e aprovisionamento mútuo.
A combinação das tecnologias de baterias e ativos de ambas as empresas permitirá oferecer uma ampla gama de opções de baterias, indo desde o alto rendimento até baixo custo, bem como efeitos de redução de custos por meio da diversificação de investimentos e proteção contra riscos, além de oferecer vantagens em termos de volumes. - As duas empresas firmaram um acordo de base para compartilhar as especificações de seus módulos de células de baterias para veículos elétricos com visão de médio em longo prazo, com o objetivo de permitir que as baterias que ambas pretendem fornecer sejam adequadas aos veículos das duas empresas.
- A Honda e a Nissan vão estudar o fornecimento das baterias de íons de lítio para veículos elétricos produzidas pela L-H Battery Company, Inc. - uma joint-venture entre a Honda e a LG Energy Solution - para a Nissan na América do Norte, após 2028.
3. e-Axles (Eixos de Transmissão Elétricos)
- As duas empresas firmaram um acordo de base para compartilhar as especificações de seus respectivos e-Axles em médio e longo prazo, que serão utilizados na próxima geração de veículos elétricos de ambas as empresas.
- A primeira etapa prevista no acordo é o compartilhamento de motores elétricos e inversores, que são o coração do e-Axle.
4. Complementação mútua de veículos
Com os modelos que serão vendidos globalmente pela Nissan e a Honda, as duas empresas vão considerar a complementação de modelos em curto e médio prazo. Em curto prazo, a Nissan e a Honda firmaram um acordo de base em torno dos modelos e regiões que serão complementados por cada uma das empresas, além de terem acordado sobre o esboço de um sistema de análise crítica de produtos a ser implementado pelas duas empresas.
Estão sendo considerados para complementação mútua veículos com motorização a combustão e elétrica.
5. Serviços de energia e circulação de recursos no Japão
As duas empresas também entraram em acordo para estudar a possibilidade de cooperação nas áreas de serviços de energia e circulação de recursos no Japão, incluindo recarga, equipamentos de energia, serviços de energia por meio do uso de baterias e serviços de recarga.