NISSAN EM TESTE COM SISTEMA DE GESTÃO DE ENERGIA
A Nissan anunciou ter começado a testar um sistema para utilizar tecnologia de veículos elétricos para ajudar as redes elétricas a lidar com os picos de demanda. O sistema de gestão de energia tem o potencial de contribuir para a continuidade de fornecimento durante desastres naturais, podendo também tornar a eletricidade a partir de fontes renováveis mais eficiente ao armazenar energia para ser utilizada em períodos de maior procura. A marca japonesa está utilizando os seus veículos elétricos Nissan Leaf e o sistema de alimentação “Leaf to Home” para estes testes em condições reais.
Os testes estão sendo realizados pela Eneres e a Nissan está utilizando unidades do Leaf, o veículo 100% elétrico mais vendido no mercado, que através do sistema de alimentação “Leaf to Home” desenvolvido pela Nissan, estão fornecendo em vários pontos geridos pela Kanagawa Nissan, energia elétrica em resposta às condições de necessidade da rede em cada momento, avaliando assim a eficácia das baterias de veículos elétricos quando utilizadas para gestão de energia.
A resposta à procura é uma estratégia para produzir redes elétricas mais eficientes, adaptando o consumo de energia dos consumidores em função do fornecimento de energia disponível. Desde o grande terremoto no leste do Japão em Março de 2011, a oferta e a procura de eletricidade durante as horas de pico de utilização no país atraíram as atenções. Mediante o esquema de resposta à procura, as empresas de fornecimento de energia solicitam aos agregadores que utilizem medidas de conservação de energia, sendo os mesmos compensados pela eletricidade que poupam.
Habitualmente, quando é solicitada uma economia de energia, os consumidores podem responder moderando a sua utilização do ar condicionado ou iluminação. Ao utilizar a capacidade de armazenamento dos veículos elétricos e dos sistemas “Vehicle to Home” (V2H), os consumidores podem reduzir a sua utilização de energia em horas de pico sem desligar os eletrodomésticos e as luzes, algo particularmente útil em estabelecimentos comerciais onde é difícil desligar equipamentos para poupar eletricidade.
O esquema de resposta à demanda envolve a avaliação da utilidade de medidas de economia de energia com sistemas V2H durante períodos de pico de utilização e analisar o impacto de incentivos monetários nos negócios. Por exemplo, o teste inclui um Leaf e um sistema “Leaf to Home” que está ligado para alimentar o sistema de iluminação de um concessionário Nissan durante o horário de trabalho regular, utilizando a energia armazenada na bateria, situação que reduz a procura de eletricidade na rede elétrica. O agregador é então compensado com o equivalente à quantidade total de eletricidade poupada. Estão sendo conduzidos dois ou três testes por mês, em dias designados, durante três horas por dia, entre as 08:00 e as 20:00, de Outubro de 2014 a Janeiro de 2015.
De acordo com a Nissan, a utilização eficaz de energias renováveis e as melhorias na eficiência das instalações de produção de energia permitirão uma melhor gestão de energia no futuro e ajudarão a reduzir o impacto ambiental. Os testes de campo que estão sendo conduzidos globalmente utilizando as baterias de grande capacidade dos veículos elétricos estão comprovando a eficiência dessas mesmas baterias na gestão de energia. Além disso, se forem aplicados esquemas de compensação semelhantes para a economia de energia feita pelos proprietários dos veículos elétricos, isso poderia acelerar uma maior adoção deste tipo de veículos e reduzir a emissão de carbono da sociedade.
Até o momento a Nissan vendeu mais de 142.000 Nissan Leaf a nível mundial desde o lançamento. A capacidade de armazenamento de energia do Leaf nas baterias e o sistema Nissan de fornecimento de energia “Leaf to Home” estão demonstrando serem atrativos para muitos clientes. Sendo líder global na estratégia de Emissões Zero, a Nissan está promovendo a adoção de veículos elétricos para ajudar a criar uma sociedade com zero emissões. Além destes testes de gestão de energia, a Nissan garante estar criando ativamente novos valores através da utilização da capacidade de armazenamento de energia das baterias de veículos elétricos e continua a promover iniciativas que ajudem a criar uma sociedade sustentável com baixas emissões de carbono.